Netzach

Netzach (em hebraico, נצח: Nun, Tzaddi, Cheth; significado: vitória) é a sétima sephirah da Árvore da Vida cabalística, e a primeira das quatro sephirah inferiores. Ela está situada na base do pilar da misericórdia, logo abaixo de Chesed. Sua imagem mágica é uma mulher bonita e despida. Essa sephirah é a oposta de Hod. Ela representa os sentimentos, a arte, a dança, a atração e etc., enquanto Hod representa o intelecto formado. Logo, as profissões que costumam lidar com essa esfera são artistas, filósofos criativos, atores e etc. É também conhecida como a esfera das ilusões. Dentro da magia cabalística, essa sephirah corresponde ao grau de philosophus, 4º=7º. Seu texto yetzirático é: "O sétimo Caminho chama-se Inteligência Oculta porque é o esplendor refulgente das virtudes intelectuais percebidas pelos olhos do intelecto a pelas contemplações da fé". Essa esfera é governada pelo arcanjo Haniel; seu coro angélico são os Elohim, os deuses. Sua virtude será o desprendimento, e seu vício poderá ser o impudor, a luxúria. A experiência espiritual que o iniciado adquire ao dominar essa esfera será a visão da beleza triunfante, contrastando com sua característica principal.

Correspondência macrocosmica

Na astrologia, Netzach é relacionada ao planeta vênus. Por isso que dizem que os homens são de Marte e as mulheres são de Vênus. Pois Marte representa características tipicamente masculinas, enquanto Vênus representa características tipicamente femininas, como são os sentimentos.

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.