Niassalândia

Niassalândia (ou Niassalanda[1]) ou Protetorado da Niassalândia ( /ˈnjɑ:sɑ:ˌlænd/ ou /nˈæsəˌlænd/) foi um protetorado britânico localizado na África, que foi criado em 1907, quando o antigo Protetorado Britânico da África Central alterou o seu nome. Entre 1953 e 1963, a Niassalândia foi parte da Federação da Rodésia e Niassalândia. Depois de a Federação foi dissolvida, Niassalândia tornou-se independente da Grã-Bretanha em 6 de julho de 1964 e foi renomeada Malawi.[2]



Protetorado da Niassalândia

Protetorado
(Império Britânico)


 

1907  1964
 

Flag Brasão
Bandeira da Niassalândia Brasão
Localização de Protetorado da Niassalândia
Localização de Protetorado da Niassalândia
Continente África
Capital Zomba
Governo Monarquia constitucional
Monarca
 • 1907–1910 Eduardo VII
Elizabeth II
História
  Outubro de 1907Fundação
  1953–1963Federação
  6 de Julho de 1964Dissolução
Atualmente parte de  Malawi

A história da Niassalândia foi marcada pela perda maciça de terras comunais africanas no período colonial e a atitude negativa da administração colonial às aspirações africanas. A crescente elite instruída africana tornou-se cada vez mais vocal e politicamente ativa, primeiro através de associações, e depois de 1944, por meio do Congresso Africano da Niassalândia (NAC). Após a tentativa frustrada de John Chilembwe em 1915, as tentativas de obter a independência foram subjugadas até que a agitação sobre planos para a criação a Federação da Rodésia e Niassalândia. Isso revitalizou o NAC, sob a liderança de Hastings Banda.


Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda.
  2. «Nyasaland». King's College London
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.