Nicolau I da Lorena

Nicolau I da Lorena (em francês: Nicolas Ier de Lorraine; Nancy 1448 - 1473), foi Marquês de Pont-à-Mousson e, depois, Duque da Lorena (1470-1473), foi o filho de João II de Lorena, e de Maria de Bourbon. Pertencia à segunda casa capetiniana de Anjou[1].

Nicolau I da Lorena
Duque de Lorena
Nicolau I da Lorena
Detalhe de quadro retratando Nicolau de Anjou. Uffizi, Florença
Duque da Lorena
Reinado 1470 - 1473
Antecessor(a) João II da Lorena
Sucessor(a) Iolanda da Lorena
 
Nascimento 1448
  Nancy, Ducado de Lorena
Morte 1473 (25 anos)
Casa Valois-Anjou
Pai João II da Lorena
Mãe Maria de Bourbon
Brasão

Biografia

Neto do famoso Rei Renato, duque de Bar e de Anjou, conde do Maine e da Provence e rei titular de Nápoles, da Sicília e de Aragão, o jovem príncipe fica noivo, em 27 de novembro de 1461, da sua prima Ana de França, filha mais velha do rei Luís I e de Carlota de Saboia[2], a qual acabara de nascer.

Em maio de 1470, Luís XI atribui à filha Ana de França o Viscondado de Thouars bem como os senhorios de Marans e de Berrye[3] [4], após a morte de Luís de Amboise[5] em 28 de fevereiro de 1470. Mas o noivado viria a ser cancelado uma vez que será Pedro II de Bourbon, senhor de Beaujeu, mais velho vinte anos, e irmão mais novo do duque João II de Bourbon, que viria a casa com a princesa Ana.

De facto, Nicolau, que entretanto sucedera a seu pai em 1470 e se tornara Duque da Lorena, afastasse da aliança francesa e aproxima-se do Duque de Borgonha que, em 1472, promete-lhe em casamento a sua filha e herdeira.

Entre a França e a Borgonha

Nicolau I foi apanhado nas intrigas entre o rei Luís XI e de Carlos, o Temerário. Como futuro genro do rei de França, Luís XI envia-o a combater Francisco II, Duque da Bretanha em 1468, tomando as cidades de Chantocé e Ancenis.

Com a morte do seu pai em 1470faz com que ele suba não só ao trono da Lorena mas torna-se herdeiro presuntivo do ducado de Anjou, do condado de Provença e dos direitos sobre os reinos de Nápoles, da Sicília e de Aragão.

Nicolau I e a sua noiva Maria de Borgonha (Séc. XVII)

Soberano de um Estado encravado nas possessões borgonhesas, em 1472, ele aceita a aliança que Carlos, o Temerário lhe oferece para casar com a sua filha e herdeira Maria e participa na invasão da Picardia e no cerco de Beauvais.

Em 1473, pretendendo reforçar o poder dos seus estados, tenta tomar a florescente cidade de Metz para fazê~la sua capital. Os burgueses da cidade respondem ao ataque surpresa e o cerco da cidade é levantado. Ele ainda tenta preparar uma segunda expedição, mas morre subitamente a 27 de julho de 1473[6] com 25 anos. O rei de França é suspeito de o ter mandado envenenar.

De facto, ele era o único filho sobrevivente em linha masculino de João II da Lorena (também conhecido como João da Calábria) e, a esse título, único herdeiro de Renato de Anjou. A sua morte permite ao rei Luís XI de recuperar o Viscondado de Thouars e, a partir de 1474, o Anjou.

Apesar do noivado, nunca de chegou a casar. Deixou uma filha natural, Margarida, bâtarde d'Anjou [7], que casou com João IV de Chabannes († 1503), conde de Dammartin.

O futuro da Lorena

Mas Nicolau I não deixou qualquer herdeiro legítimo e os Estados Gerais da Lorena oferecem a coroa do Ducado à filha mais velha de Renato I, Iolanda de Anjou, tia de Nicolau e viúva de Teodorico II de Vaudémont. Iolanda abdica a favor do seu filho Renato que toma o nome de Renato II, iniciando a nova dinastia de Lorena-Vaudémont.

Ver também

Referências

  1. os Valois-Anjou
  2. Jean Cluzel, Anne de France, fille de Louis XI, duchesse de Bourbon, pág.34, Fayard, Paris 2002
  3. Bibliothèque nationale, Fr. 20494, folio 22, publicado por Joseph Vaesen e Étienne Charavay, Lettres de Louis XI, tomo III, pág. 173-174, nota n°1
  4. (em francês) Ordonnances des roys de France de la troisième race, 1828, https://books.google.fr/books?id=j3kUAQAAMAAJ&pg=PA209
  5. grande militar, companheiro de armas de Joana d'Arc
  6. Joseph Vaesen e Étienne Charavay, Lettres de Louis XI, tomo III, pág. 173, nota n° 1, Librairie Renouard, Paris, 1887
  7. em português: bastarda de Anjou
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Nicolas de Lorraine».

Fontes/Bibliografia


Precedido por
João II
Marquês de Pont-à-Mousson
1470–1473
Sucedido por
João, bastardo de Anjou
Precedido por
João II

Duque da Lorena

1470-1473
Sucedido por
Iolanda de Lorena
Precedido por
Luís de Amboise
Visconde de Thouars
1469–1472
Sucedido por
Luís XI de França
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.