Nogometni Klub Jedinstvo Bihać

NK Jedinstvo Bihać é uma equipe bósnia de futebol com sede em Bihać. Atualmente, Disputa a segunda divisão da Bósnia e Herzegovina (Primeira Liga - FBiH). Manda seus jogos em casa no Estádio pod Borićima, que possui capacidade para 8.000 espectadores. [1]

Jedinstvo Bihać
NomeNogometni Klub Jedinstvo Bihać
AlcunhasSila nebeska
Fundação1937 (87 anos)
EstádioStadion pod Borićima
Capacidade8.000
LocalizaçãoBihać, Bósnia e Herzegovina
PresidenteHamdija Abdić
Treinador(a)Aldin Resić
CompetiçãoPrimeira Liga - FBiH (segunda divisão bósnia)

História

O NK Jedinstvo Bihać foi fundado em 1937 pela classe trabalhadora Bihać liderada por Ćamil Kadić.

Após o fim da guerra em 1945, a assembleia de fundação do clube foi realizada novamente e Božo Popović foi eleito presidente. Depois disso, a cada ano, o clube se tornava cada vez mais forte. Assim, em 1946, Jedinstvo jogou na Liga da República da Bósnia e Herzegovina junto com as equipes do Torpedo Sarajevo, Velež, Čelik e Sloboda Tuzla. Eles jogaram na Liga da República da Bósnia e Herzegovina por duas temporadas, e na temporada de 1948/1949, saiu da liga e continuou a competindo na liga regional de Banja Luka.

Após quase duas décadas de competição no campeonato regional, Jedinstvo, na temporada 1967/68 através das qualificações, tornou-se membro da Segunda Liga de Futebol da Iugoslávia, chefiada pelo então presidente Bekir Kadić. Com mais ou menos sucesso na Segunda Liga Iugoslava, Jedinstvo permaneceu até o início da década de oitenta, quando caiu ligeiramente.

Período pós-guerra bósnia.

Após ser promivido, o Jedinstvo jogou na Premijer Liga e, na temporada 2002/03, foi rebaixado para a Primeira Liga FBiH. Depois de duas temporadas na segunda divisão, voltou a Premijer Liga, onde passou três temporadas e foi rebaixado novamente para a Primeira Liga - FBIH, onde até hoje.

Participações internacionais

A única aparição no cenário europeu foi na temporada 1999/2000. através da Copa Intertoto. Na primeira eliminatória, o aduversário foi o GÍ Gøtua, das Ilhas Faroé. Em Bihać, o Jedinstvo venceu por 3-0, de forma que a derrota pelo placar mínimo na volta não afetou a passagem segura de Jedinstvo para segunda eliminatória, em que o representante da Romênia, Ceahlăul Piatra Neamț, os esperava. Nos dois jogos, duas derrotas foram registradas, 2-5 no agregado. Se conseguissem passar dos romenos, o Jedinstvo enfrentaria a Juventus pela terceira eliminatória.

Temporada Competição Rodada Adversário C F
1999 Taça Intertoto da UEFA 1R Ilhas Feroe GÍ Gøta 3–0 0–1
2R Romênia Ceahlăul Piatra Neamţ 1–3 1–2

Títulos

Referências

  1. «NK Jedinstvo». NSFBiH (em bósnio)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.