Norman Wells

Norman Wells (da Língua Slavey Tłegǫ́hłı̨, Onde há óleo) é uma pequena vila localizada na Região de Sahtu, nos Territórios do Noroeste, Canadá. Está localizada no lado norte do Rio Mackenzie.

Norman Wells
The Wells
Norman Wells vista do céu
Coordenadas: 65°16′52"N, 126°49′53"O
Território Territórios do Noroeste
Área 
 - Cidade 93,28 km², 36,02 mi²
Altitude 73 m, 240 ft
Fuso horário UTC -7/-6
População (2010) 
 - Cidade 800[1]
 - Densidade 8,2 hab/km², 21 hab/mi²
Website: www.normanwells.com/

História

A cidade é fruto do resultado do governo canadense em exploração petrolífera na década de 1880. Alexander Mackenzie tinha relatado já no Século XVIII que o povo Dene usava o petróleo para impermeabilizar suas canoas. A região era remota e não havia interesse por parte de exploradores até 1911 quando JK Cornwall investigou o escoamento do petróleo na região e constatou que tinha alta qualidade. Logo a Imperial Oil obteve concessão de exploração do petróleo na área e enviou equipes para a perfuração. Em 1920, descobriu-se petróleo perto do atual local de Norman Wells. O petróleo fornecido pela região supriu comunidades regionais e também os interesses da mineração através dos 1920 e 1930. Também ajudou a suprir o desenvolvimento da aviação no Vale Mackenzie, com suporte de combustível e lubrificante. A ameaça de uma invasão japonesa na América do Norte agitou o interesse petrolífero de Norman Wells. Os Estados Unidos construíram a Alaska Highway , numa jogada ousada, conectando Yukon ao Alasca. Este projeto foi chamado Canol, embora abandonado um ano depois de sua implantação. Apesar do abandono do projeto, os interesses petrolíferos continuaram a crescer. Em 1980, planos ambiciosos como a construção de 06 ilhas artificiais para a perfuração no rio Mackenzie e um gasoduto de 12 polegadas em Alberta. Passados mais de 90 anos, a empresa Esso's Norman Wells produziu mais de 226 milhões de barris de petróleo. Em anos recentes, toda essa produção é transportada para o sul canadense.

População

A população é de aproximadamente 800 habitantes.

Ligações externas

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.