Nova Trova Cubana

A Nova Trova Cubana foi um movimento musical que surgiu entre o final de 1967 e o início de 1968, e pode-se ser considerado uma versão cubana da Nueva Canción Latinoamericana. Acredita-se que esse movimento teve como marco geracional o Primeiro Encontro da Canção de Protesto, que, em 1967, reuniu músicos de toda a América Latina em Havana (Cuba). Em 1969, o movimento foi impulsionado pela criação do Grupo de Experimentação Sonora do Instituto Cubano de Artes, Investigação e Ciência (ICAIC), e em dezembro de 1972, foi organizado em Manzanillo (Cuba)[1], um encontro de jovens trovadores, que consagrou definitivamente a "Nueva Trova Cubana".

Dentre seus representantes, merecem destaque: Carlos Puebla, Silvio Rodríguez, Pablo Milanés, Vicente Feliú, Leo Brouwer e Noel Nicola.

Teve estreita relação com a "Nova Canção Chilena", em setembro de 1972: Pablo Milanés, Noel Nicola e Silvio Rodriguez fizeram uma visita à Santiago do Chile que durou mais de duas semanas, onde fizeram apresentações no Estádio Nacional e na "Peña de los Parra" em conjunto com artistas chilenos[2].

Referências

  1. La Nueva Trova y la nueva trova, em espanhol, acesso em 04 de janeiro de 2017.
  2. Nueva Trova Cubana, em espanhol, acesso em 04 de janeiro de 2016.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.