O Bárbaro e a Gueixa

O Bárbaro e a Gueixa[1][2] (em inglês: The Barbarian and the Geisha) é um filme norte-americano de 1958, do gênero drama, dirigido por John Huston e estrelado por John Wayne e Eiko Ando.

The Barbarian and the Geisha
O Bárbaro e a Gueixa (PRT/BRA)
O Bárbaro e a Gueixa
 Estados Unidos
1958 deluxecolor 105 min 
Gênero drama
Direção John Huston
Produção Eugene Frenke
Darryl F. Zanuck
Elenco John Wayne
Eiko Ando
Sam Jaffe
Distribuição 20th Century Fox
Idioma inglês

A produção

Única colaboração entre John Wayne e John Huston, o filme foi um mau passo para ambos.[3] Sempre um ator de ação, Wayne está desconfortável no papel do diplomata Townsend Harris, o primeiro cônsul dos EUA no Japão.

Esta história real foi filmada nos estúdios da 20th Century Fox (cenas interiores) e em Kyoto (cenas externas), com elenco japonês, que não recebeu créditos em sua maior parte. Bem feito, porém lento e com pouca ação, o filme pouco interessou ao público.[4]

Sinopse

O diplomata Townsend Harris é enviado ao Japão em 1856, como o primeiro cônsul americano naquele país. Os japoneses o recebem de maneira hostil e não manifestam interesse pelos acordos oferecidos pelos EUA. Com muita paciência, Harris conquista o respeito de seus anfitriões, o que o credencia a ir seguir para Tóquio. Okichi, uma bela gueixa que tinha a missão de distraí-lo, acaba por apaixonar-se por ele.[4]

Elenco

Ator/Atriz Personagem
John Wayne Townsend Harris
Eiko Ando Okichi
Sam Jaffe Henry Heusken
So Yamamura Governador Tamura

Referências

  1. O Bárbaro e a Gueixa no AdoroCinema
  2. «O Bárbaro e a Gueixa». no CineCartaz (Portugal)
  3. ERICKSON, Hal. «The Barbarian and the Geisha». AllMovie. Consultado em 7 de junho de 2013
  4. THOMAS, Tony e SOLOMON, Aubrey, The Films of 20th Century-Fox, Secaucus, EUA: The Citadel Press, 1985 (em inglês)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.