O Continentino

O Continentino foi um jornal brasileiro editado em Porto Alegre.

Iniciou sua circulação em 27 de outubro de 1831, encerrando suas atividades em 1833. Teve duas fases, a primeira, quando era editado por João Manuel de Lima e Silva, durou até 31 de dezembro de 1832, com 130 números. Fazia parte do Gabinete de Leitura, que encobria a sociedade maçônica Filantropia e Liberdade.

Era inicialmente impresso na tipografia de Claude Dubreuil, depois passando a ser impresso em tipografia própria, em formato 22 x 32 cm.

Na segunda fase passou a ser redigidio por Joaquim José de Araújo (também redator d O Inflexível, em 3 de janeiro de 1833, reiniciando a contagem de seus números, que seguiram até o 51, quando Araújo mudou-se para o Rio de Janeiro. Sua última edição foi em 27 de junho de 1833.

Ver também

Bibliografia

  • BARRETO, Abeillard. Primórdios da Imprensa no Rio Grande do Sul. Comissão Executiva do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha, Porto Alegre, 1986.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.