Conto da Campanha de Ígor

Conto da Campanha de Ígor é um poema épico anônimo escrito na antigo eslavo oriental. O título é ocasionalmente traduzido como O Conto da Campanha de Ígor, A Campanha da Canção de Ígor, A Leitura da Campanha de Ígor, O Laico do Anfitrião de Igo e O Lama da Guerra Invasada por Ígor.

Ilustração do conto feita por Ivan Bilibin

O poema dá conta de uma invasão fracassada de Ígor, o Bravo  (d. 1202) contra os cumanos da região do rio Don. Apesar da autenticidade do poema já ter sido contestada, o consenso escolar atual é que o poema é autêntico e data do período medieval (final do século XII).[1]

O Conto da Campanha de Ígor foi adaptada por Alexander Borodin como uma ópera e tornou-se um dos grandes clássicos do teatro russo. Iniciado o Príncipe Ígor, foi realizado pela primeira vez em 1890.

Referências

  1. O poema propõe cobrir o conto "do ancião Vladimir até nosso Ígó contemporâneo" (отъ стараго Владимера до нышня Игоря), indicando composição antes da morte de Svyatoslavich em 1202.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.