O Cruzeiro (jornal)

O Cruzeiro foi um jornal diário brasileiro, lançado no Rio de Janeiro, em 1 de janeiro de 1878. Nesta mesma data, Machado de Assis, em sua coluna "História de Quinze Dias" na revista Ilustração Brasileira, registrou o surgimento do jornal nestes termos: "Apareceu mais um campeão na imprensa diária, o Cruzeiro, jornal anunciado há algumas semanas. Desejamos longa vida ao nosso novo e brilhante colega." O escritor se tornaria colaborador assíduo do novo jornal, em cujo folhetim publicou o romance Iaiá Garcia, a coluna semanal de crônicas Notas Semanais sob o pseudônimo Eliezar, bem como outros textos. Quando o jornal passou a defender ideias escravagistas, a maioria dos redatores e colaboradores debandou. A última edição saiu em 19 de maio de 1883.[1]

Jornal O Cruzeiro de 9 de junho de 1878, com a coluna NOTAS SEMANAES no folhetim do rodapé
 Nota: Este artigo é sobre um jornal brasileiro do século XIX. Para a revista do século XX, veja O Cruzeiro.

Referências

  1. Ubiratan Machado, Dicionário de Machado de Assis, Imprensa Oficial do Governo do Estado de São Paulo, 2a edição, 2021, verbete "Cruzeiro (O)".
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.