Gibi (revista em quadrinhos)

Gibi, originalmente, foi o título de uma em revista em quadrinhos brasileira lançada em 1939, publicada pelo grupo Globo. O termo gibi significava ‘moleque’ ou ‘negrinho’, porém, com a popularização, tornou-se sinônimo de “revista em quadrinhos” no Brasil (ou revista de banda desenhada, em Portugal)[1]. Esse fenômeno gramatical é conhecido por metonímia.

 Nota: Este artigo é sobre a revista de história em quadrinhos chamada Gibi. Para história em quadrinhos em geral, veja banda desenhada.

A revista Gibi era concorrente da revista Mirim, de Adolfo Aizen. Esse editor, futuro fundador da EBAL, foi o pioneiro dos quadrinhos publicados como suplemento de jornal no Brasil (ideia que retirara de uma viagem aos Estados Unidos), com o seu Suplemento Juvenil que acompanhava o jornal A Nação. Mais tarde, o jornal O Globo copiou a ideia e lançou um suplemento chamado O Globo Juvenil.[2]

O Gibi teve originalmente em suas páginas tiras diárias e pranchas dominicais[3] contendo Charlie Chan, Brucutu, Ferdinando (Família Buscapé)[4] e vários outros personagens das histórias em quadrinhos.

Em 1974, a antiga Rio Gráfica Editora (atualmente conhecida como Editora Globo) teve a iniciativa de relançar nas bancas brasileiras a revista Gibi.

Em outubro de 1993, a Editora Globo lançou outra revista com um título homônimo.[5] A editora publicava periodicamente alguma revista com o título para não perder os direitos sobre ele.

Ver Também

Referências

Notas
  1. Marcelo Naranjo. «Gibi Semanal». Universo HQ. Consultado em 12 de maio de 2010
  2. Sidney Gusman. «A Guerra dos Gibis». Universo HQ. Consultado em 12 de maio de 2010
  3. Nobu Chinen. «Um Almanaque que não está mais no Gibi». Universo HQ
  4. Alex Medeiros (17 de setembro de 2009). «75 anos de Ferdinando». Jornal de Hoje. Consultado em 5 de novembro de 2009
  5. Thiago Rique. «Gibi 1 - O Casamento do Fantasma». Universo HQ. Consultado em 12 de maio de 2010
Web

Bibliografia

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.