O Informador Fiscal

'O Informador Fiscal' é um jornal com artigos fiscais, contabilísticos, económicos e governamentais com duas publicações (1ª e 2ª Série) com periodicidades quinzenal e mensal respectivamente.

Historial

1ª Edição de O Informador Fiscal datada de 11 de Janeiro de 1936

Este jornal nasceu em 1935 no Porto (Portugal), sendo a sua 1ª publicação lançada a 11 de Janeiro de 1936.

Pela sua história, ocorreram muitas alterações governamentais ocorridas desde a data em que nasceu até aos tempos de hoje.

Alturas marcantes, como o início e o fim do Estado Novo de António de Oliveira Salazar, a revolução de 25 de Abril, a entrada de Portugal à Comunidade Europeia, e muitos outros acontecimentos marcantes na História de Portugal.

Orçamentos de Estado, decretos-leis, leis, acórdãos, portarias, e outros artigos sobre variados assuntos (impostos, trabalho, segurança social, saúde, agricultura, actividades económicas, vitivinicultura, energia, consumidor, pescas, etc.) estão publicados nestes jornais.

Disponibiliza actualmente produtos e serviços para os contribuintes Portugueses.

Publicações

Jornal 1ª série

Na 1.ª série encontra-se tudo que se relacione com as contribuições e impostos. Legislação, doutrina administrativa, síntese da I série do Diário da República, agenda de todas as obrigações fiscais a cumprir (actualizada jornal a jornal) e temas de referência para muitos profissionais.

Os principais códigos fiscais (IRS, IVA, IRC, RGIT, etc.) são publicados em separata anualmente, actualizados e anotados, sendo parte integrante dos jornais.

Este jornal pode também ser consultado online (edições posteriores a 1992).

Jornal 2ª série

A 2.ª série, mais ligada ao trabalho e às actividades económicas, só é publicada uma vez por mês.

Trata-se de um jornal onde abunda toda a legislação com principal aplicação nas empresas, desde regulamentação das actividades, apoios ao investimento e à laboração, quer através de subsídios ou de empréstimos a taxas reduzidas, quer através de impostos especiais reduzidos para incrementar o emprego ou implantar empresas em zonas menos favorecidas.

É também incluída nesta série, a síntese da regulamentação do trabalho publicada nos BTE’s e, também, um índice com as empresas que, diariamente, adquirem o estatuto de empresas em situação económica difícil (em recuperação ou em falência).

O Jornal da 2ª Série distingue-se rapidamente da 1ª Série pelo logotipo azul que é utilizado.

Este jornal pode também ser consultado online (edições posteriores a 1995).

Serviço de Consulta de Insolvências e Recuperações de Empresa e Particulares

Este serviço permite, entre outras funcionalidades, receber alertas por correio eletrónico sempre que surgirem novos registos de insolvências ou recuperações relativas a processos ou a entidades.

Aplicações informáticas

Escritório fiscal

Tendo dado início no ano 2000, o software 'Escritório Fiscal' é desenvolvido utilizando o Microsoft Visual Studio, sendo por isso, a utilização limitada a sistemas Microsoft Windows (Windows 95 a Windows 7).

É um software de download livre, organizado modularmente.

Devido à natureza da aplicação, existem actualizações regulares devido à necessidade de utilização de novas regras, leis ou códigos fiscais - assim como alterações técnicas de mapas de entrega de ficheiros da DGCI.

iRX

O iRX é um software de cálculo de IRS, completamente diferente das soluções standard de preenchimento por anexo, isto porque apenas tem 3 secções: Informações (Agregado, etc.), Rendimentos e Despesas.
Todo os dados são preenchidos automaticamente nos anexos havendo também a possibilidade de envio da declaração directamente da aplicação.
Este tipo de estrutura não só permite ao utilizador ter uma facilidade nunca antes vista em termos de simulações, análise declarativa e de imposto, como permite também funcionalidades que anteriormente não eram possíveis de forma automática, como comparação do cálculo de IRS em vários exercícios.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.