O Menino Está com Frio

O Menino está com frio, ou Em Belém, o Salvador, é uma canção de Natal tradicional portuguesa originária do Ribatejo.[1][2][3]

História

A melodia de "O Menino está com frio" data, segundo o musicólogo português Mário de Sampayo Ribeiro, da primeira metade do século XVI, entre os reinados de D. Manuel I e D. João III (o que corresponde aos anos entre 1495 e 1557). O mesmo autor sugere também que pode ser um último vestígio de um possível auto vicentino perdido.[3]

A melodia foi publicada pela primeira vez em 1899 na revista de etnografia portuguesa A Tradição, sugerindo-se ser originária de Serpa na região do Baixo Alentejo.[4] Contudo, enquanto que a letra é, efetivamente, de uma canção do concelho de Serpa, chamada "Natal da Aldeia Nova de São Bento", a partitura apresentada é de "O Menino está com frio", um "canto do Natal do Ribatejo" como assegura o etnomusicólogo Pedro Fernandes Tomás numa publicação posterior de 1919.[1]

Para além de ter estudado a composição, Mário de Sampayo Ribeiro também criou uma harmonização da melodia, com o nome "O Menino está com frio".[3] O mesmo fez também Fernando Lopes-Graça que a utilizou como um dos movimentos da sua Primeira Cantata do Natal, terminada em 1950. Nesta última obra recebeu o nome de "Em Belém, o Salvador".[2].

Letra

Na sua origem popular, a melodia admitia uma infinidade de coplas tradicionais. Algumas delas foram recolhidas e publicadas por Pedro Fernandes Tomás. Embora as versões de Lopes-Graça e Sampayo Ribeiro tenham esta publicação como fonte principal, os compositores selecionaram quadras distintas. Do poema coligido em 1919, a harmonização de Lopes-Graça usa a primeira e a terceira quadras e a de Sampayo Ribeiro usa apenas a segunda:

Partitura de "Em Belém, o Salvador", harm. por Pedro Fernandes Tomás em 1919.
1

Em Belém, o Salvador
Agora mesmo nasceu;
É nosso Rei e Senhor
Que do alto Céu desceu.[lower-alpha 1]

2

O Menino está com frio
O frio O faz tremer;
Menino Deus da minh'alma
Quem Vos pudera valer.

3

Na cidade de Belém
Meia-noite estava a dar,
Quando nasceu o Menino
Antes do galo cantar.

4

Esta noite à meia-noite
Um anjo do Céu baixou;
A visitar o Menino
Que Deus à Terra mandou.[1]

Discografia

  • 1956Cantos Tradicionais Portugueses da Natividade. Coro de Câmara da Academia de Amadores de Música. Radertz. Faixa 11: "Em Belém, o Salvador"[2].
  • 1978Primeira Cantata do Natal. Grupo de Música Vocal Contemporânea. A Voz do Dono / Valentim de Carvalho. Faixa 11: "Em Belém, o Salvador"[2].
  • 1994Lopes Graça. Grupo de Música Vocal Contemporânea. EMI / Valentim de Carvalho. Faixa 11: "Em Belém, o Salvador"[2].
  • 20001ª Cantata do Natal Sobre Cantos Tradicionais Portugueses de Natividade. Coral Públia Hortênsia. Edição de autor. Faixa 11: "Em Belém, o Salvador"[2].
  • 2008Dormindo está um menino. Ana Truta Duarte. Numérica. Faixa 4: "Em Belém, o Salvador".[5]
  • 2009Compositores portugueses XX-XXI: vol. 3. Coro Sinfónico Lisboa Cantat. Numérica. Faixa 7: "Em Belém, o Salvador".[6]
  • 2011Canções de Natal Portuguesas. Coro Gulbenkian. Trem Azul. Faixa 15: "O Menino está com frio".[7]
  • 2012Fernando Lopes-Graça - Obra Coral a capella - Volume II. Lisboa Cantat. Numérica. Faixa 14: "Em Belém, o Salvador"[2].
  • 2013Fernando Lopes-Graça - Primeira Cantata de Natal. Coro da Academia de Música de Viana do Castelo. Numérica. Faixa 11: "Em Belém, o Salvador"[2].

Ver também

Notas

  1. No original, erradamente, "Que do alto Céu nasceu.

Referências

  1. Tomás, Pedro Fernandes (1919). Cantares do Povo 1 ed. Coimbra: F. França Amado - Editor
  2. Paula de Castro; Miguel Azguime, et al. «Primeira Cantata do Natal». Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa. Consultado em 7 de agosto de 2015
  3. Ribeiro, Mário de Sampayo (1939). «Música do Natal português». Lisboa. Ocidente. 6 e 7
  4. Nunes, Dias (1899). «Natal, Anno bom, e Reis / Cancioneiro». Lisboa: Tip. de Adolfo de Mendonça e Duarte. A Tradição (de Serpa)
  5. «Dormindo está um menino». Fonoteca Municipal de Lisboa. 2008
  6. «Compositores portugueses XX-XXI: vol. 3». Fonoteca Municipal de Lisboa. 2009
  7. «Canções de Natal Portuguesas». 2011. Consultado em 16 de agosto de 2015. Arquivado do original em 30 de abril de 2015
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.