Observatório Municipal de Americana

O Observatório Municipal de Americana (OMA), é um observatório astronômico localizado no município paulista de Americana. Administrado pela prefeitura do município através da Secretaria de Educação, o observatório foi idealisado pelos astrônomos Nelson Travnik, Guilherme Grassmann e Jean Nicolini e fundado em 4 de agosto de 1985, sendo o segundo observatório do gênero no Brasil.[1] Equipado com a segunda maior luneta do estado de São Paulo,[2] tem como objetivo principal garantir o acesso da população a observação astronômica, e a propagação do conhecimento científico. Realiza, quando solicitado, observatórios pedagógicos nas escolas de Americana e região, e também promove intercâmbios com entidades congêneres nacionais e internacionais, realizando trabalhos científicos sobre todos os fenômenos importantes para a astronomia.[1]

Observatório Municipal de Americana
Características
Tipo
observatório astronómico (en)
Altitude
545 m
Localização
Coordenadas

Localização

O observatório está localizado numa área privilegiada, dentro do Complexo Ecológico do município, o que facilita os trabalhos de conscientização ambiental como forma de sustentação da vida no planeta Terra. Está a 545 metros acima do nível do mar, nas coordenadas geográficas a latitude 22°45'26" S e longitude 47°21'11" W.

Equipamentos

  • Luneta objetiva Couder França - 180 mm de diâmetro e 2.230mm de distância focal.
  • Telescópio fotográfico Zeiss/Tessar - 140mm de diâmetro
  • Telescópio refletor newtoniamo - 180mm de diâmetro

Ver também

Referências

  1. http://fbryan.sites.uol.com.br/oma.html
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 31 de julho de 2009. Arquivado do original em 30 de julho de 2009

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.