Observatório de Genebra

Observatório de Genebra (em francês Observatoire de Genève, em alemão Sternwarte Genf) é um observatório astronômico em Sauverny no município de Versoix, Cantão de Genebra, Suíça. Ele tem participado ativamente em descobrimentos de exoplanetas,[1] em fotometria estelar, em modelos de evolução estelar, e tem participado em missões da ESA: Hipparcos, INTEGRAL, Gaia e Planck.

Observatório de Genebra
Características
Código IAU
517
Operador
Tipo
observatório astronómico (en)
Construção
Abertura
Altitude
472 m
Localização
Coordenadas
Website
O Observatório de Genebra opera alguns dos telescópios La Silla.

Opera o telescópio Leonhard Euler de 1,2 metros em La Silla, e o telescópio Mercator, em colaboração com a Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica. Este segundo telescópio, gêmeo do primeiro que encontra-se no Observatório do Roque de los Muchachos, na ilha de La Palma, que faz parte do arquipélago das Ilhas Canárias.

Em cooperação com a Universidade de Lieja suporta TRAPPIST, um telescópio de 0,6 metros que ajudou a demonstrar que Éris pode ser menor do que Plutão, em 2010.[2] O programa também observa os cometas e caça exoplanetas.[2]

Referências

  1. «The closest extrasolar planet. A giant planet around the M4 dwarf GL 876» (em inglês). Consultado em 28 de janeiro de 2015
  2. «Former 'tenth planet' may be smaller than Pluto» (em inglês). Kelly Beatty. Consultado em 28 de janeiro de 2015

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.