Ogre (jogo de tabuleiro)

Ogre é um jogo de guerra de tabuleiro para dois jogadores projetado por Steve Jackson, e lançado pela primeira vez em 1977 como o primeiro microgame da Metagaming Concepts. É um jogo de guerra assimétrica, ambientado no final do século XXI. Um jogador possui um único tanque robótico colossal chamado "Ogre", que é colocado contra o quartel-general do segundo jogador, defendido por uma mistura de tanques convencionais, infantaria e artilharia.[1]

O conceito de um enorme tanque de combate multifuncional foi fortemente influenciado pelo Bolo apresentado nos romances e contos de Keith Laumer  e no conto de Colin Kapp "Gottlos" (1969).[2] O próprio Ogre foi nomeado em homenagem ao grande e forte ogro mitológico.

Histórico de publicação

Ogre foi originalmente projetado por Steve Jackson e publicado pela Metagaming Concepts em 1977. A primeira edição apresentava arte de capa de Winchell Chung.

A empresa lançou rapidamente uma segunda edição em 1977, com uma tiragem muito maior e a arte do livro de regras sendo feita por Clark Bradly em vez de Chung.[3]

Quando Jackson fundou sua própria empresa, a Steve Jackson Games (SJG), ele ficou com os direitos de Ogre, que foi publicado pela SJG em 1982. Esta terceira edição apresentava contadores de dupla face. A SJG também criou uma sequência, GEV.

Em 1987, a SJG lançou OGRE: Deluxe Edition . A arte da capa do livro de regras era a ilustração de Denis Loubet, que também foi usada para o jogo de computador Ogre (veja spinoffs abaixo). O quadro era mais resistente do que o mapa de papel da edição anterior e os contadores eram fornecidos com bases de plástico verticais.[3]

Em 1990, Ogre foi combinado com GEV em uma caixa Ogre / GEV. As regras do Ogre foram designadas como 4ª edição e as regras GEV foram designadas como 3ª edição. Ogre / GEV foi lançado em uma única caixa; e as regras foram combinadas em um único livreto.

Em 2000, Ogre / GEV foi lançado novamente e designado como 5ª edição, com uma nova capa feita por Phillip Reed, vendida em uma caixa de VHS, mas regras ainda em um livreto de 44 páginas e fichas em preto, vermelho e branco (2 lados).[4]

Um "novo" Deluxe Ogre (2000) era uma versão reeditada do Ogre original, embalado com miniaturas em vez de contadores; e o mapa da "cratera" original impresso em uma escala maior.

Em 2011, Steve Jackson anunciou uma sexta edição, The Ogre Designer's Edition, combinando Ogre e GEV com contadores planos coloridos maiores para a maioria das unidades e figuras de papelão encaixáveis para os Ogres.

Em 2014, a SJG lançou uma versão reimpressa do jogo original de 1977 pelo preço original de US$ 2,95.

Ver também

Referências

  1. «Wayback Machine». web.archive.org. 24 de janeiro de 2002. Consultado em 27 de dezembro de 2020
  2. «Ogre: Welcome to the 21st Century!». www.sjgames.com. Consultado em 27 de dezembro de 2020
  3. «Ogre Ludography». www.sjgames.com. Consultado em 27 de dezembro de 2020
  4. «OgreHistory.pdf». drive.google.com. Consultado em 27 de dezembro de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.