Oitava

Em música, uma oitava é o intervalo entre uma nota musical e outra com a metade ou o dobro de sua frequência. Refere-se igualmente como sendo um intervalo musical de 2/1.

 Nota: Para outros significados, veja Oitavo.
Som
Onda
Amplitude
Fase
Frente de onda
Frequência fundamental
Harmônica
Frequência
Hertz
Altura tonal
Oitava
Velocidade do som
Efeito Doppler

O nome de oitava tem a ver com a sequência das oito notas da escala maior: , , mi, , sol, , si, , a que se chama igualmente "uma oitava". E diz-se que o segundo dó, o último grau da escala, está "uma oitava acima" do primeiro. O nome tem a ver com os intervalos entre as notas: a partir de uma nota dada (por exemplo, dó), a seguinte está separada por um intervalo "de segunda", a seguinte por um intervalo "de terça", a seguinte por um intervalo "de quarta" e assim adiante até a "oitava", que será nomeada igualmente à primeira nota (a oitava de dó é outro dó).

Uma oitava

Um som cuja frequência fundamental é o dobro (ou qualquer potência inteira de dois) de outra, evoca quase a mesma sensação que o som, ou seja, é percebido como a mesma nota musical, apenas mais aguda (mais "alta") ou mais grave (mais "baixa"). Como as duas notas têm quase a mesma série de harmónicos, são percebidas como tendo uma relação especial (têm o mesmo chroma, "cor"). Ou seja, pode-se aumentar ou diminuir um intervalo do dobro - mudando significativamente o seu som - sem essencialmente mudar o seu significado harmónico. É o que se chama a "equivalência das oitavas".

Uso

O termo oitava pode ser usado em vários contextos, vejamos alguns:

  • Tocar uma oitava acima significa transportar todas as notas da partitura para uma oitava acima. Um símbolo muito comum na notação musical é 8va (do italiano ottava significando: toque isto uma oitava acima). Podemos ainda encontrar os símbolos 8vb (do italiano ottava bassa para a execução uma oitava abaixo) ou ainda 15ma para tocar 2 oitavas acima e 15mb para tocar 2 oitavas abaixo.
  • Quando dizemos que um instrumento musical abrange 5 oitavas, estamos dizendo que podemos tocar, partindo da nota mais grave, qualquer nota em 5 alturas diferentes. Por exemplo, podemos tocar a nota dó (C) em 5 oitavas diferentes, desde o dó mais grave, passando por um dó médio e chegando a um dó mais agudo. Quanto mais oitavas pudermos tocar em algum instrumento mais liberdade poderemos ter para aplicar combinações harmônicas e melódicas.
  • Solar ou improvisar em oitavas geralmente se refere a uma técnica em que o músico toca junto com a nota desejada a sua respectiva oitava. O uso desta técnica é comum no piano ou na guitarra. O guitarrista Wes Montgomery ficou conhecido por aplicar esta técnica em seus solos de improviso no jazz. Veja outros detalhes em Acorde oitavado.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.