Oliver Hirschbiegel

Oliver Hirschbiegel (Hamburgo, 29 de dezembro de 1957) é um diretor de cinema alemão.

Oliver Hirschbiegel
Oliver Hirschbiegel
Nascimento 29 de dezembro de 1957 (66 anos)
Hamburgo
Cidadania Alemanha
Alma mater
  • Hochschule für bildende Künste Hamburg
Ocupação diretor de cinema, roteirista, realizador
Prêmios
  • Bavarian TV Awards (1999)

Biografia

Tanto seu primeiro longa-metragem Das Experiment ("O Experimento") como Mein letzter receberam a aprovação da crítica.

Em 2004 estreou o filme Der Untergang ("A Queda"), produzido por Bernd Eichinger, sobre os últimos dias de Adolf Hitler, na qual representou o primeiro projeto sobre este tema desenvolvido por um cineasta de origem alemã. O filme causou controvérsia na Alemanha pela forma como os líderes nazistas são apresentados e, por outro lado, ganhou um grande número de prêmios e reconhecimentos, incluindo a nomeação de melhor filme estrangeiro no Oscar.

O próximo filme de Hirschbiegel foi a quarta adaptação do romance The Body Eaters Are Coming intitulado Invasion. O lançamento na Alemanha foi em 18 de outubro de 2007. Em contraste com os projetos anteriores de Hirschbiegel, este filme não foi produzido na Alemanha, mas no Estados Unidos. O filme permaneceu nas bilheterias muito abaixo das expectativas e foi avaliado pela crítica principalmente de forma negativa. Oliver Hirschbiegel foi substituído durante a produção como diretor. As irmãs Wachowski e James McTeigue posteriormente participaram da revisão do filme, sem serem citados nos créditos.[1][2]

En 2007 estreou um filme que levava o título de The Invasion, protagonizado por Nicole Kidman e Daniel Craig.

Filmografia

Referências

  1. Berliner Zeitung Nummer 242 vom Mittwoch, 17. Oktober 2007.
  2. Besprechung von Peter Zander in Die Welt, 17. Oktober 2007.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.