Onneca Fortúnez

Onneca Fortúnez ou Iñiga Fortúnez[1][2] (c. 848 - depois de 890)[3] foi uma princesa basca[4] do reino de Pamplona, mais tarde conhecido como o reino de Navarra. Era filha de Fortunio Garcês e sua esposa Auria. Na época do nascimento de Onneca, que ocorreu entre 848 e 850, a Península Ibérica estava em grande parte sob o domínio da dinastia omíada muçulmana. Somente os reinos do norte das Astúrias, Pamplona e o limiar dos Pireneus permaneceram sob o controle dos governantes cristãos. Onneca era membro da dinastia Íñiguez, em homenagem a seu bisavô Íñigo Arista, que fundou o Reino de Pamplona.[5]

As informações sobre a vida de Onneca são limitadas. Os detalhes biográficos sobre ela vêm de duas fontes principais: o Códice de Roda e os relatos de historiadores muçulmanos andalusinos, que se referem à avó de Abederramão III com o nome árabe Dur (در), que significa "pérola". Seu casamento criou laços familiares entre as famílias dominantes cristãs e muçulmanas da península Ibérica, levando inicialmente a uma estreita colaboração entre a Casa Cristã de Íñiguez e os Omíadas Muçulmanos.[6] Os efeitos políticos resultantes dos casamentos de Onneca continuaram sendo sentidos muito depois de sua morte, que ocorreu em uma data desconhecida.

Referências

Bibliografia

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.