Ordem Maronita Libanesa

A Ordem Maronita Libanesa (também conhecida como Baladitas ou Valaditas) é uma ordem monástica da Igreja Católica Maronita baseada no Levante, que desde o início tem sido especificamente uma Igreja monástica.[1] A ordem foi fundada em 1694 no Mosteiro de Mart Moura, Ehden, Líbano, por três jovens maronitas de Alepo, na Síria, sob o patrocínio do patriarca Estephan El Douaihy (1670-1704).

Ordem Maronita Libanesa
Ordem Maronita Libanesa
Mosteiro de Qozhaya, Líbano
Sítio oficial http://www.olm.org.lb

Seu nome Baladitas vem do baladia (em árabe: بلدية; romaniz.:baladiyah), monges do campo. Seu patrono é Santo Antão, o Grande. Ela se dividiu em mais 2 congregações.

A segunda ordem são os alepinos (ou halabiyyah), monges de Alepo, uma cidade na Síria atual. Essa ordem resultou de uma divisão com os baladitas. O Papa Clemente XIV sancionou essa separação em 1770.[1]

A terceira ordem monástica libanesa é a de Santo Isaías, conhecida como Ordem Libanesa Antoniana fundada em 15 de agosto de 1700, pelo Patriarca Gabriel Al Blouzani de Blaouza (1704-1705).

Os monges e monjas da Ordem usam as iniciais pós-nominais de O.L.M., da versão francesa do nome, Ordre Libanais Maronite.

Referências

  1. Este artigo incorpora texto da Catholic Encyclopedia, publicação de 1913 em domínio público.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.