Ordem de São Luís

A Ordem Real e Militar de São Luís (em francês: Ordre royal et militaire de Saint-Louis) foi uma ordem militar de cavalaria, fundada em 5 de Abril de 1693[1][2] por Luís XIV. Foi criada com o objectivo de recompensar os oficiais que prestaram serviços excepcionais, e destaca-se como o primeiro título honorífico que podia ser concedido a não-nobres. Esta Ordem é a antecessora da Legião de Honra, com a qual compartilha a fita vermelha (embora a Legião de Honra seja concedida a militares e civis).

Ordem de São Luís

O rei era o grão-mestre da ordem, e o Delfim era automaticamente um membro. A Ordem tinha três classes:

  • Grã-Cruz (Grand-Croix)
  • Comendador (Commandeur)
  • Cavaleiro (Chevalier)

A Ordem era constituída por 8 Grã-Cruzes, 28 Comendadores e um número variável de Cavaleiros. Os oficiais da Ordem incluiam, após o Grão-Mestre, um Tesoureiro), um escrivão e um meirinho (em francês: huissier).

O emblema da ordem era consistia de um retrato de São Luís rodeado pelo lema "LUD(OVICUS) M(agnus) IN(STITUIT) 1693" ("Luís, o Grande, o instituiu em 1693"). O reverso possuía uma espada entrelaçada com uma coroa de louros e uma faixa branca com a inscrição "BELL(ICAE) Virtutis PRAEM(IUM)" ("recompensa pela bravura durante a guerra"). Os Cavaleiros usavam o emblema suspenso numa fita no peito, os Comendadores usavam umas divisas vermelhas sobre o ombro direito, e os titulares da Grã-Cruz usavam as divisas, e uma estrela no lado esquerdo do peito. A assembleia geral da Ordem era realizada anualmente a 25 de Agosto, o dia de São Luís, na residência do rei.

A principal condição para receber o título era ser católico praticante, e ter, pelo menos, 10 anos de serviço num posto de oficial no Exército ou na Marinha. Os membros da Ordem recebiam uma pensão. A transmissão do título era hereditária de pai para filho e netos, de um cavaleiro. Para os oficiais protestantes serviço do rei francês, foi criado uma nova classe da Ordem, a "Instituição de Mérito Militar".

Até à morte de Luís XIV, a medalha apenas era entregue a oficiais destacados mas, gradualmente passou a ser uma condecoração entregue à maioria dos oficiais durante a sua carreira. A 1 de Janeiro de 1791, durante a Revolução Francesa, um decreto mudou o nome para "Distinção Militar" (Décoration Militaire). Posteriormente, foi retirada a 15 de Outubro de 1792.

Um dos primeiros actos de Luís XVIII foi o de restabelecer a Ordem de São Luís, recompensando os oficiais do exército Real e Imperial. Em 1830, o novo rei Luís Filipe I de França aboliu a ordem definitivamente.

Referências

  1. Hamilton, Walter. "Dated Book-plates (Ex Libris) with a Treatise on Their Origin", P37. 1895. A.C. Black
  2. Edmunds, Martha. "Piety and Politics", P274. 2002. University of Delaware Press. ISBN 0874136938

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.