Oswaldo Melantonio

Oswaldo Melantonio (São Paulo, 27 de setembro de 1925 - 23 de novembro de 2018), foi um professor de Oratória e escritor brasileiro.

Na adolescência foi militante de esquerda. Percebendo a importância da comunicação na atividade política, decidiu frequentar diversos cursos de oratória. Em 1944 fundou em São Paulo o Instituto Melantonio com a finalidade original de ministrar cursos voltados à oratória política. Com o crescimento da escola, porém, diversificou paulatinamente sua clientela.

Esteve preso em 1964, ano em que teve início o regime militar. Depois disso o Instituto deixou de ensinar oratória política e passou a direcionar seus cursos às áreas acadêmica e de negócios. No final da década de 1970 o ex-presidente Jânio Quadros, então afastado da vida política, chegou a ministrar aulas no Instituto durante um ano.[1]

Em 1985, foi candidato a vice-prefeito na chapa de Rogê Ferreira, mas o titular renunciou em apoio a Fernando Henrique Cardoso.

O Instituto Melantonio deixou de funcionar na década de 1990, após mais de 50 anos de atividade, mas Oswaldo Melantonio seguiu ministrando cursos e palestras nos anos subsequentes. Calcula-se que mais de trezentas mil pessoas tenham estado presentes a ao menos uma aula ou palestra sua [2]. O professor Reinaldo Polito, seu discípulo mais conhecido, é considerado o continuador de sua obra.

Referências

  1. http://www.facasper.com.br/cultura/site/entrevistas.php?id=182
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 27 de junho de 2009. Arquivado do original em 28 de janeiro de 2006

Fontes consultadas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.