Paço de Molelos

O Paço de Molelos é uma residência senhorial na freguesia de Molelos, município de Tondela. Foi cabeça da importante e extensa Honra de Molelos e Botulho desde tempos medievais até à supressão das Honras no século XIX.

Paço de Molelos
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
sem protecção legal (d)
Localização
Localização
Coordenadas
Janela manuelina do Paço de Molelos

História

Não se sabe quando terá tido início esta casa. O ascendente mais antigo comprovado nesta família foi Martim Fernandes, sobrinho do bispo de Coimbra, D. Gil Alma, que escambou a sua quintã de Parada, no termo de São João de Areias, Santa Comba Dão, com os quatro casais de Molelos que possuía Martim Vasques da Cunha, senhor de Besteiros, conforme a carta de confirmação dada por D. João I, em 29 de Maio de 1397. O morgadio de Molelos foi instituído por Henrique Esteves, e sua mulher Filipa Nunes, no seu testamento, feito de mão comum a 16 de Maio de 1520. O seu primeiro administrador foi o filho segundo deste casal, Henrique da Veiga, tendo o primogénito seguido na honra de Nandufe[1][2].

Esta família fundiu-se, no século XVI, com a também nobre linhagem castelhana dos Tovar, pelo casamento, a 4 de Novembro de 1577, de Maria da Veiga, 3ª morgada de Molelos, com Sancho de Tovar, Copeiro-mor de D. Sebastião, neto paterno do navegador Sancho de Tovar, comandante de uma das naus que acompanhou Pedro Álvares Cabral na sua primeira viagem ao Brasil[2].

O 10º morgado de Molelos, o General Francisco de Paula Vieira da Silva Tovar foi elevado a Barão e depois Visconde de Molelos por D. João VI. Na geração seguinte, D. Miguel , no exílio, concedeu o título de Conde de Molelos.

O Paço permanece na família[2].

Apesar da antiguidade da sua fundação, o aspecto exterior que actualmente apresenta é quase exclusivamente fruto de obras seiscentistas e setecentistas, ressalvando-se ainda uma janela manuelina, virada para um pátio interior.

No Tombo do Morgado, de 1651/59, refere-se a existência da ruína de uma antiga torre.[2]

Residentes ilustres

Referências

  1. Ferros, Luís,; Leitão, Rui do Amaral,. Concelho de Tondela : heráldica, história, património. Lisboa: [s.n.] ISBN 978-989-689-668-3. OCLC 1015563904
  2. DUARTE, Américo, Manuel Ferros, Regina Coimbra (2018). Molelos - Estudo Monográfico. Molelos: Centro Social Paroquial de Molelos
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.