Pacto de não agressão soviético-finlandês

O pacto de não agressão soviético-finlandês foi um tratado de não-agressão assinado em 1932 por representantes da Finlândia e da União Soviética. O pacto foi rescindido unilateralmente pela União Soviética em 1939, após o incidente de Mainila, onde os soviéticos bombardearam o seu próprio território e alegaram que Finlândia foi a responsável.[2][3]

O pacto de não-agressão assinado em Helsinki em 21 de janeiro de 1932. À esquerda, o ministro das Relações Exteriores finlandês Aarno Yrjö-Koskinen, e à direita o embaixador da União Soviética em Helsinki, Ivan Maisky.[1]

A União Soviética havia entrado em negociações para concluir pactos de não agressão com os países vizinhos na Europa durante a invasão da Manchúria, devido ao fato de a União Soviética pretender proteger suas fronteiras. Embora a Finlândia fosse a última a assinar o pacto em 21 de janeiro de 1932, após a Estônia, a Letônia e a Polônia, foi a primeiro a ratificá-lo em julho de 1932. As duas partes garantiram respeitar as fronteiras entre os países e aceitaram permanecerem neutras. As disputas deveriam ser resolvidas pacificamente e de forma neutra.

O pacto foi prorrogado até 31 de dezembro de 1945, em Moscou, em 7 de abril de 1934. O acordo foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores finlandês Aarno Yrjö-Koskinen e pelo ministro das Relações Exteriores soviético Maxim Litvinov.

O pacto foi rompido pela União Soviética em 28 de novembro de 1939, dois dias antes da invasão da Finlândia, alegando que a Finlândia tinha bombardeado uma aldeia soviética. De acordo com o Artigo Quinto, [4] as partes deveriam recorrer a uma comissão conjunta para investigar o incidente, a Finlândia tentou fazê-lo, mas a União Soviética se recusou.


Referências

  1. Turtola, Martti (1999). «Kansainvälinen kehitys Euroopassa ja Suomessa 1930-luvulla». In: Leskinen, Jari; Juutilainen, Antti. Talvisodan pikkujättiläinen (em Finnish) 1st ed. [S.l.]: Werner Söderström Osakeyhtiö. pp. 13–46. ISBN 951-0-23536-9
  2. FINLAND REPLIES TO SOVIET NOTE
  3. USSR RENOUNCES NON-AGGRESSION PACT WITH FINLAND - WW2 News
  4. Treaty of Non-Aggression and Pacific Settlement of Disputes between the Soviet Union and Finland, concluded on January 21, 1932 (translation)

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.