Padrão de Montes Claros

O Padrão de Montes Claros, ou Terreiro e Padrão da Batalha de Montes Claros, localiza-se na freguesia de Rio de Moinhos, no município de Borba, em Portugal.[1]

Padrão de Montes Claros
Apresentação
Tipo
Parte de
Terreiro da Batalha de Montes Claros (d)
Estatuto patrimonial
Monumento Nacional (d) ()
Localização
Localização
Coordenadas

Em posição destacada na estrada que liga Estremoz a Alandroal, o monumento foi erguido para homenagear os combatentes na Batalha de Montes Claros.

A 17 junho de 1665 deu-se um confronto militar entre as tropas castelhanas comandadas pelo Marquês de Caracena e as tropas portuguesas comandadas pelo Marquês de Marialva, D. António Luis de Menezes; o desfecho da batalha, a favor das forças portuguesas, ditou o fim da Guerra da Restauração.[1]

O Padrão de Montes Claros encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910.[1]

História

Esta coluna em mármore foi mandada edificar pelo Príncipe Regente D. Pedro que governava em vez de seu irmão, D. Afonso. Este símbolo assinala o local onde decorreu a Batalha de Montes Claros, no dia 17 de Junho de 1665, uma das mais importantes batalhas da História de Portugal.

Neste local, onde passava a estratégica estrada que ligava Vila Viçosa a Estremoz, que o Marquês de Caracena (espanhol) tentou impedir que as tropas portuguesas acudissem Vila Viçosa, onde os espanhóis pretendiam destruir o Palácio dos Duques de Bragança, símbolo da nova dinastia (Dinastia de Bragança). As tropas portuguesas, comandadas pelo Marquês de Marialva e pelo Conde das Galveias conseguiram derrotar o mais poderoso exército da Europa, mostrando ao mundo que uma reconquista de Portugal por Espanha seria uma tarefa dispendiosa, demorada e mesmo impossível. Assim, graças a esta batalha, a Paz com Espanha foi assinada em 1668, iniciando uma nova era de prosperidade, otimismo e riqueza para Portugal.

Em 2021, deixou de ser tutelado pelo Governo passando para a responsabilidade da Câmara.[2]

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.