Palácio Fialho (Faro)

O Palácio Fialho (ou Colégio do Alto) é um edifício "notável" de Faro de dois pisos, com águas furtadas e que está situado próximo da Ermida de Santo António do Alto. A pedido do industrial João Júdice Fialho, o arquitecto Manuel Norte Júnior concebeu um projecto arquitectónico revivalista da arte clássica francesa. As obras tiveram início em 1915, mas só ficaram concluídas em 1925.[1]. Em 1954 é adquirido pela Diocese do Algarve, nele funcionando, desde essa época, o Colégio de Nossa Senhora do Alto (mais conhecido por Colégio do Alto).

Palácio Fialho
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Monumento de Interesse Público (d) ()
Localização
Localização
Coordenadas

Referências

  1. Embora Lameira (1995) refira a data de 1945 como a da sua conclusão.

Fontes

  • Fernandes, José Manuel. Janeiro, Ana. Arquitectura no Algarve - Dos Primórdios à Actualidade, Uma Leitura de Síntese. Edição da CCDRAlg (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve) e Edições Afrontamento, 2005.
  • Lameira, Francisco I. C. Faro Edificações Notáveis. Edição da Câmara Municipal de Faro, 1995.
  • Marques, Maria da Graça (coord.) O Algarve da Antiguidade aos nossos dias: elementos para a sua história. Edições Colibri, Lisboa, 1999.
  • Artigo sobre o Colégio do Alto no site da Diocese do Algarve[ligação inativa]

Ligações exterior

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.