Palácio Salvo

O Palácio Salvo (em espanhol: Palacio Salvo) é um edifício em Montevidéu, Uruguai, desenhado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, um imigrante italiano que vivia em Buenos Aires, e inaugurado no ano de 1928. Com os seus 95 metros e 27 pisos, foi a torre mais alta da América do Sul por vários anos.

Palácio Salvo
História
Arquiteto
Mario Palanti (en)
Abertura
Arquitetura
Estilo
Art Deco architecture (d)
Estatuto patrimonial
monumento histórico nacional do Uruguai (d)
Pisos
28
Elevador
6
Localização
Localização
Coordenadas

Localiza-se na esquina da Avenida 18 de Julio com a Plaza Independencia. Eleva-se no mesmo sítio onde anteriormente se erguia a Confeitaria La Giralda, lugar onde Gerardo Matos Rodríguez apresentou o tango uruguaio mais famoso e difundido do mundo, La Cumparsita. De estilo ecléctico (duvidoso e muito criticado por muitos arquitectos da sua época) e silhueta característica, converteu-se num edifício emblemático da cidade, recordando os anos de prosperidade das primeiras décadas do século XX.

Em Buenos Aires, na Avenida de Maio, o mesmo arquiteto construiu o Palacio Barolo, um edifício considerado gêmeo do Palácio Salvo por seguir o mesmo estilo arquitetônico.[1]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 22 de março de 2017. Arquivado do original em 23 de março de 2017

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.