Palazzetto Avila

Palazzetto Avila é um palacete localizado no número 2 da Via di Monte Giordano, no rione Ponte de Roma, entre o Vicolo delle Vacche e o Vicolo del Fico[1].

 Nota: Não confundir com o Palazzo Avila localizado na Via del Governo Vecchio, também no rione Ponte.
Vista da fachada na Via di Monte Giordano.

História

O palácio foi construído na segunda metade do século XVII pela família Ávila, de ricos comerciantes espanhóis presentes em Roma desde o século anterior, e extinta no final do mesmo século, quando se fundiu à casa dos Altoviti. O edifício se abre no piso térreo num portal barroco com os símbolos heráldicos dos Ávila: uma águia com um ramo de palmeira na garra esquerda. Flanqueando-o estão duas portas de serviço e quatro janelas arqueadas. A fachada longa é constituída por dois pisos de sete janelas cada um e separados por duas cornijas marcapiano: no primeiro piso, as janelas são arquitravadas, mas a central, acima do portal, conta ainda com um tímpano curvo; no segundo piso, as janelas contam apenas com uma moldura simples. Coroando a fachada está um beiral convexo decorado por conchas, rosas e águias. Neste palácio nasceu, em 1830, o poeta dramático Pietro Cossa[2].

Em 1680, a família encomendou uma capela familiar em Santa Maria in Trastevere a Antonio Gherardi[3].

Referências

  1. «Palazzetto Avila» (em italiano). InfoRoma
  2. «Palazzetto Avila» (em italiano). Roma Segreta
  3. «Chiesa di S. Tommaso in Parione» (em inglês). Rome Art Lover
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.