Palazzetto Nuñez Leslie

Palazzetto Nuñez Leslie, mais conhecida como Casa di Sir John Leslie, é um palacete localizado na Piazza in Piscinula, no rione Trastevere de Roma, geminado ao Palazzo Nuñez, bem maior[1].

História e descrição

O atual palácio está num edifício do século XVI, quando ali ficava a "Locanda in Piscinula", de Mario Moretti, que tinha como emblema uma lamparina. Ali passou seus últimos dias a poetisa, escritora e cortesã Tullia d'Aragona, que se dizia ser filha do cardeal Luigi d'Aragona e, portanto, sobrinha do rei Afonso II de Nápoles; sua mãe com certeza era a cortesã ferrarense Giulia Campana. Depois, o edifício passou para a família Nuñez, marqueses oriundos do Reino da Espanha, juntamente com o palácio vizinho, cuja entrada é na Via della Lungarina. O palacete foi depois ampliado pela família no século XIX com a construção de um ático acima do beiral. O último membro da família antes da venda a John Leslie, 4º Baronete, o restaurou. As obras, completadas em 1954, foram executadas pelo arquiteto Roberto De Luca e pelo engenheiro F. Meriggioli. Uma inscrição gravada nesta época diz o seguinte: "DOMUS OCCASUS TULLIAE ARAGONENSIS PULCHERRIMA ARTIBUS ATQUE LITTERIS ORNATA MDL - MDLVI" ("Casa onde morreu Tullia d'Aragona, belíssima, artista e escritora - 1550-1556")[2].

Foi também nesta última reforma que foi construída a pequena edícula com uma imagem da "Virgem e o Menino com São João Batista" na esquina do palacete com a Via in Piscinula. Um grande disco rajado em terracota, encimado por um grande baldaquino de bronze abriga a imagem mariana da "Mater Misericordiae", réplica de um motivo característico do Renascimento romano, iluminada por uma pequena lamparina decorada em arabescos fixada na parede por palmetas de ferro. Já o portal semicircular com arquitrave e mísulas foi um desejo do proprietário seguinte, o baronete irlandês John Leslie, cujo brasão decora o espaço entre o portal a janela do primeiro piso[2]. O mesmo edifício também tem uma fachada posterior na Via Titta Scarpetta, onde, no número 27, está o brasão dos Leslie.

A fachada na Piazza in Piscinula apresenta janelas no primeiro piso decoradas com tímpanos triangulares e mísulas e as do segundo apenas com cornijas; destaca-se a janela central do primeiro piso, a que está acima do brasão, ricamente decorada. Esculturas e fragmentos antigos incrustados nas paredes tem origem na coleção de arte dos Nuñez e, dentre eles, destaca-se uma escultura com quatro peixes afixada no início da Via in Piscinula com a seguinte inscrição: "LAURENTI LS LANDI DE PISCIULA ET EORUM DESCENTIUM 1571". No interior, os apartamentos estão decorados com frisos pintados com imagens da vida romana e do castelo da família Leslie na Irlanda[2].

Sir John Leslie faleceu em abril em 2016, mas o palacete continua nas mãos de sua família[3].

Ver também

Referências

  1. «Palazzetto Nunez» (em italiano). InfoRoma
  2. «Piazza in Piscinula» (em italiano). Roma Segreta
  3. «Spedale di S. Giovanni di Dio» (em inglês). Rome Art Lover
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.