Palazzetto di Tizio di Spoleto

Palazzetto di Tizio di Spoleto é um palacete maneirista localizado na esquina da Piazza Sant'Eustachio com a Via della Palombella, no rione Sant'Eustachio de Roma.

Vista do palacete.

História e decoração

O palacete foi construído em meados do século XVI para Tizio di Spoleto, mestre de câmara do cardeal Alessandro Farnese, o que explica a presença das flores-de-lis na decoração, um símbolo heráldico dos Farnese[1]. A casa, com dois pisos com cornijas marcapiano decoradas em estuque, janelas proto-barrocas com arquitraves, festões e volutas, apresenta uma fachada decorada com belíssimos afrescos dos irmãos Tadeo[2] e Federico Zuccari[1], ainda hoje bem visíveis e em ótimo estado de conservação, graças também a uma recente restauração; coroando-a está um beiral com mísulas com uma faixa ricamente decorada[2]. Na fachada está também o brasão do papa Pio IV Medici indicando a data de 1549 (o ano de sua eleição) como data do término da construção[3]

Os afrescos entre as janelas do último piso contam a história de Santo Eustáquio, um soldado romano que estava caçando um veado, mas se recusou a matá-lo quando viu uma cruz em sua cabeça. Segundo a tradição, o evento ocorreu em Rupe di Guadagnolo[1]. Entre as cenas estão seu batismo e seu martírio[3]. Outros exemplos de palácios pintados em Roma são o Palazzo Ricci e o Palazzo Milesi[1].

Referências

  1. «Chiesa di S. Eustachio» (em inglês). Rome Art Lover
  2. «Piazza di Sant'Eustachio» (em italiano). Roma Segreta
  3. «Palazzetto di Tizio da Spoleto» (em italiano). InfoRoma
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.