Palazzo Boccapaduli

Palazzo Boccapaduli, também conhecido como Palazzo Boccamazza Boccapaduli, é um palácio rococó localizado no número 14 da Piazza Costaguti, no rione Sant'Angelo de Roma[1].

Via da Piazza Costaguti. O palácio à esquerda é o Palazzo Boccapaduli. No fundo, a fachada posterior do Palazzo Costaguti.

História

A estrutura original remonta ao século XV, quando era propriedade da família Boccamazza[2]. Em 1555, o papa Paulo IV emitiu um decreto que forçou os judeus vivendo nos Estados Papais a se mudarem para o Gueto de Roma ou para o Gueto de Ancona. A porção sul do rione Sant'Angelo, a área selecionada para servir de gueto, tinha uma população mista, tanto religiosa quanto socialmente. Os Boccapaduli, uma família romana muito antiga e marqueses da nobreza romana, acabaram tendo que deixar suas residências ancestrais que ficavam no gueto. Prospero Boccapaduli alugou no mesmo ano o palácio dos Boccamazza na via dei Falegnami[3], que acabou sendo definitivamente adquirido em 1613 por seu filho, Próspero. Os Boccapaduli restauraram o edifício no século XVIII com uma fachada completamente nova. Em 1809, quando a família se extinguiu, o palácio passou por herança para os Guerrieri e depois para os Pediconi, que construíram o ático[3]. A fachada na praça se apresenta em quatro pisos com onze janelas cada um, com cornijas e arquitraves no primeiro, cornijas no segundo e pequenas varandas de ferro forjado no terceiro e quarto[2].

Ver também

Referências

  1. «Palazzo Boccamazza Boccapaduli» (em italiano). InfoRoma
  2. «Piazza Costaguti» (em italiano). Roma Segreta
  3. «Chiesa di S. Carlo ai Catinari» (em inglês). Rome Art Lover
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.