Palazzo Branconio dell'Aquila

Palazzo Branconio dell'Aquila foi um palácio que ficava localizado no rione Borgo, a oeste do Castel Sant'Angelo, e projetado por Rafael para Giovanbattista Branconio dell'Aquila, um conselheiro do papa e seu ourives.

Rascunho do palácio feito por Giambattista Naldini (c. 1560)

História

O edifício foi projetado nos últimos anos da vida de Rafael, que morreu em 1520, e foi demolido por volta de 1660 juntamente com o bloco vizinho, conhecido como Isola del Priorato, uma referência ao priorado dos Cavaleiros de Rodes, para abrir espaço para a praça que fica em frente à Praça de São Pedro, a Piazza Rusticucci (moderna Piazza Pio XII).

Sua aparência é conhecida apenas a partir de desenhos. A fachada, ricamente decorada, tinha cinco janelas de largura com aberturas para lojas no piso térreo, nichos entre as janelas do piso nobre e diversas águias, símbolo dos Branconio. Um pátio interno com uma lógia podia ser alcançado através de um portal central e uma escadaria na ala leste dava acesso ao piso nobre, que, segundo uma reconstrução, tinha apenas cinco aposentos.

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.