Palazzo Cardelli

Palazzo Cardelli é um palácio renascentista localizado na esquina da Via della Scrofa com a Piazza Cardelli, no rione Campo Marzio de Roma[1].

Nesta gravura de Giuseppe Vasi (1756), a via em destaque é a Via della Scrofa (que se transforma mais adiante em Via di Ripetta depois do Palazzo Cardelli, o palácio é primeiro à direita da via, com o portal bem de frente. Logo depois dele está o vizinho Palazzo della Famiglia Borghese.

História

A fachada principal do Palazzo Cardelli fica de frente para a homônima Piazza Cardelli, situada entre a Via della Scrofa a Via di Pallacorda, onde está, no número 4, um belo portal. Em 1516, o secretário apostólico Jacopo Cardelli da Imola, um amigo do cardeal Raffaele Riario, sobrinho do papa Sisto V e secretário do papa Leão X[2], adquiriu um complexo de casas e terrenos nesta região do Campo de Marte e, depois de demolir tudo, contratou a obra provavelmente do arquiteto Pierino de Gennaris da Caravaggio para que fossem construídos dois palácios, o conhecido como "Domus Magna" (o atual Palazzo Cardelli) e um outro utilizado para funções oficiais, ou seja, uma casa anexa para realização de festas e banquetes chamada "Palatium" (que, mais tarde, passou a ser denominado Palazzo di Firenze)[3].

No final do século XVI, o filho de Jacopo, Alessandro, contratou a transformação da fachada da Domus Magna a Francesco Capriani da Volterra e, depois que ele morreu, a Gaspare Guerra, que completou a parte anterior do edifício; a posterior foi realizada por Francesco Peparelli entre 1630 e 1639, que realizou também a magnífica escadaria: foi somente aí que a Domus Magna pôde ser considerada pronta. Em 1643, ocorreu o casamento entre Carlo Cardelli e Alessandra Falconieri e, na mesma ocasião, o palácio passou por diversas obras para torná-lo mais belo, como relembram as inscrições de CAROLUS CARDELLUS nas arquitraves acima das portas e, sobretudo, pelo raro jardim suspenso, constituído por um terraço decorado em estuques, com balaustrada e nichos, no maior dos quais está uma bela escultura em estuque representando Apolo, obra de Pietro Paolo Naldini[3].

Em 1889, Alessandro Cardelli ordenou a demolição da casa que completava o quarteirão de frente para Via del Clementina na esquina com a Via della Scrofa e ali mandou construir uma nova ala, encomendando a obra ao arquiteto Mariano Raffaelli. O edifício atual, onde os Cardelli ainda vivem, é, portanto, o resultado de cinco séculos de aquisições e modificações. Contudo, a propriedade de Jacopo Cardelli incluía um edifício vizinho que acabou sendo vendido para Balduino del Monte, irmão do papa Júlio III[2].

Descrição

A fachada de frente para a Piazza Cardelli se abre num portal arquitravado descentralizado flanqueado por janelas também arquitravadas e gradeadas. Os pisos seguintes são separados por cornijas marcapiano sobre as quais se apoiam as janelas, arquitravadas no segundo piso e apenas emolduradas no segundo. O beiral é muito rico com uma cornija com a base decorada com os símbolos heráldicos da família Cardelli, cardos e lírios. Um ático que serve como terceiro piso termina numa bela balaustrada coroando o edifício foi construído em 1925[3].

A fachada construída por ordem de por Alessandro Cardelli na Via del Clementino é quase uma cópia da fachada do antigo palácio (apesar de bem distinguível): as janelas do primeiro e do segundo piso lembram perfeitamente a forma e a decoração das janelas mais antigas, assim como o beiral, a cornija superior e as marcapiano. A diferença está na primeira delas, em cujo interior está a seguinte inscrição: "ALEXANDER CARDELLIUS COMES AVITAS AEDES NOVARUM ACCESSIONE APMLIFICAVIT AN MDCCCLXXXIX" ("Alessandro Cardelli ampliou a antiga [e] gentil casa com a anexação de [uma] nova no ano de 1889"). A outra novidade é o piso térreo, pois nesta fachada se abrem portas para lojas no lugar das janelas gradeadas da fachada na Piazza Cardelli e o portal, no número 94, não se parece com o portal original: ele se parece mais ser uma abertura de loja adaptada como entrada ao passo que a abertura comercial situada no número 3 da Via della Scrofa (hoje pertencente a um estabelecimento particular) é bem parecida com o original, de onde se pode inferir que ali era antigamente a entrada[3].

Diversos artistas trabalharam na decoração do palácio ao longo dos séculos, incluindo Andrea Pallombo, Francesco Allegrini, Gaspard Dughet, Giovanni Battista Mondanino, Tommaso Minardi e Il Mondanino[1].

Referências

  1. «Palazzo Cardelli» (em italiano). InfoRoma
  2. «Chiesa di S. Ivo dei Brittoni» (em inglês). Rome Art Lover
  3. «Palazzo Cardelli» (em italiano). Roma Segrega
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.