Palazzo Fioravanti

Palazzo Massa Fioravanti, conhecido apenas como Palazzo Fioravanti, é um palácio maneirista localizado na esquina da Via di Monserrato com a Via dei Farnesi, no rione Regola de Roma, bem perto da Piazza Farnese[1].

Vista da Piazza Farnese na direção da Via dei Fernese. O Palazzo Fioravanti é o que está no fundo à direita, com a imagem da Madona na esquina. O grande palácio à esquerda é o Palazzo Farnese e a igreja à direita é Santa Brigida.

História

Imagem da "Madona e São Filipe Néri".

Este palácio foi construído no século XVI (1582) para o conde Antonio Massa di Gallese, um notável jurista que recebeu um título da nobreza romana em 1540. Os condes Massa depois assumiram vários cargos no Capitólio e acrescentaram ao próprio nome, por herança, o dos Cosciari. Os Massa Cosciari se extinguiram em 1722 e o palácio tornou-se propriedade dos Fioravanti, originários de Pistoia e presentes em Roma desde 1659; depois, o palácio passou para a família francesa dos Cadilhac e para a antiga família dos Calvi[2].

Descrição

O edifício, restaurado em 1930 pelo engenheiro Carlo Grazioli, mostra uma arquitetura bastante similar à do vizinho Palazzo Farnese, com a fachada em dois pisos e um beiral com mísulas e dentículos. No segundo piso, está uma lógia fechada com três arcos e, acima dela, um belvedere[2]. As janelas, com tímpano curvos e triangulares alternados, também copiam o padrão do palácio vizinho (e presente em vários edifícios neorrenascentista, como a Casa Branca). Este padrão também era bastante comum em edifícios romanos antigos, incluindo os mais simples[3]. O uso de cabeças femininas como elemento arquitetônico também esta presente no Palazzo della Stamperia, construída no mesmo período por Giacomo del Duca[3].

Na esquina com a Via dei Farnesi está um pequeno santuário que abriga uma "Madona e São Filipe Néri". Datada do final do século XVI e início do século XVII, o santuário é constituído por um medalhão oval circundado por dois putti e, embaixo, por uma cabeça de anjo alada. A pintura, realizada em afresco no medalhão, representa a Madona com o Menino Jesus nos braços e mostrando-o a São Filipe Néri, inclinado para beijar-lhe os pés[2].

Referências

  1. «Palazzo Massa Fioravanti» (em italiano). InfoRoma
  2. «Via di Monserrato» (em italiano). Roma Segreta
  3. «Palazzo Farnese» (em inglês). Rome Art Lover
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.