Palazzo Mignanelli Fonseca

Palazzo Mignanelli Fonseca, conhecido também apenas como Palazzo Fonseca, é um palácio barroca localizado no número 62 da Via del Governo Vecchio, no rione Parione de Roma[1].

 Nota: Não confundir com o Palazzo Fonseca a Pigna, na Piazza della Minerva.

História

A estrutura original do edifício pertencia originalmente aos Mignanelli, nativos de Siena e presentes em Roma desde o final do século XV. Na metade do século XVII, o edifício foi adquirido pelo médico do papa Inocêncio X, o português Gabriel Fonseca, que conseguiu depois o título de marquês. O novo proprietário reestruturou completamente o palácio com base num projeto de Orazio Torriani (1625) e, no final do século, o edifício foi vendido a Rosa Venerini, uma religiosa de Viterbo, que abrigou ali a sede da ordem dos Mestres Pios Venerini, fundada por ela, os atuais proprietários[2].

Descrição

A fachada em dois pisos com sete janelas, arquitravadas no primeiro e emolduradas no segundo, se abre num belo portal com cornija de mármore encimado por um friso com uma cartela e flanqueado por pequenas janelas do mezzanino e portas de serviço[2].

Ver também

Referências

  1. «Palazzo Mignanelli Fonseca» (em italiano). InfoRoma
  2. «Via del Governo Vecchio» (em italiano). Roma Segreta
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.