Palazzo Frangipane

Palazzo Frangipane Capocci, conhecido apenas como Palazzo Frangipane, é um palácio maneirista localizado na altura do número 80 da Via del Gesù, no rione Pigna de Roma[1].

O característico portal do Palazzo Frangipane numa pequena praça na Via del Gesù.

História

A família Frangipane foi uma das mais importantes de Roma entre os séculos XII e XIV, sendo famosa principalmente por ter convertido o Coliseu em uma fortaleza familiar. Porém, no século XVI, sua influência e riqueza já estavam bastante reduzidas[2]. O Palazzo Frangipane é um edifício desta época que pertenceu por um tempo à família Capocci. Localizado num trecho um pouco mais largo da Via del Gesù, o palácio foi vendido em 1570 por Francesco Capocci a Orazio Frangipane, que transformou a propriedade em um palácio de três pisos mantendo o portal em travertino original, característico por seus cantos inclinados e cariátides dos dois lados. Descentralizado em relação à fachada moderna de com cinco janelas por causa de uma ampliação, o portal é encimado pelo brasão dos Frangipane: dois leões, um de frente para o outro, com quatro pães entre as patas. Em 1607, um aviso informa que "o senhor Mario Farnese comprou o palácio do senhor Frangipane onde estava o bispo de Piacenza, entre a Igreja de Jesus e a da Minerva, por 14 000 escudos" [3]. A capela familiar da família Frangipane ficava na igreja de San Marcello al Corso, não muito distante dali[2].

Referências

  1. «Palazzo Frangipane Capocci» (em italiano). InfoRoma
  2. «Prospetto Principale del Collegio Romano» (em inglês). Rome Art Lover
  3. «Via del Gesù» (em italiano). Roma Segreta
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.