Palazzo Gambirasi

Palazzo Gambirasi é um palácio barroco situado no número 8 da Via della Pace, no rione Ponte de Roma.

Vista do palácio na Via della Pace.

História

A Arquiconfraternidade de San Giacomo degli Spagnoli contratou, em 1659, o arquiteto Giovanni Antonio de' Rossi para construir um novo palácio incorporando outros edifícios já existentes no loca. De Rossi levou em conta o projeto de reorganização da praça de frente para a igreja de Santa Maria della Pace idealizado pelo papa Alexandre VII Chigi, comandada por Pietro da Cortona, alinhando a fachada e contribuindo significativamente para criar uma espetacular vista barroca no local. Durante as obras, imóvel foi vendido ao monsenhor Donato Gambirasi, prelado de Bérgamo[1]. As ampliações para o norte pretendidas por Gambirasi acabaram sendo construídas com uma decoração muito mais complexa e diferente do restante da do resto do palácio. A presença da família é visível no brasão acima do portal — um camarão (em italiano: gambero) com uma cruz nas garras e a motto em latim "Crux tua exhaltatio mea"[2] — e na inscrição Gambirasia sobre o caramanchão do século XVIII. Depois do declínio econômico da família, o palácio foi vendido para o "Instituto Alemão de Santa Maria dell'Anima", que sublocou diversos apartamentos do edifícios[1]. Entre seus moradores mais conhecidos está o arquiteto Francesco Azzurri,, que morreu ali em 1858, e o escritor Domenico Gnoli[3].

Entre 1891 e 2016, funcionou no piso térreo o famoso Caffè della Pace[4].

Descrição

O palácio ocupa uma área compreendida entre o Vicolo degli Osti, onde se destacam alguns portais do século XV remanescentes dos edifícios preexistentes, Via Arco della Pace e Via della Pace, sobre as quais se projeta a fachada principal. Esta, por sua vez, abriga lojas no piso térreo e apresenta pequenas janelas no mezzanino. No centro está um portal retangular emoldurado por arquitraves, com mísulas laterais e o brasão dos Gambirasi no centro. O portão é de madeira com uma abertura protegida por uma grade de ferro forjado[1]. Acima dele estão nove janelas no piso nobre mais uma varanda angular com tímpanos decorados com mascarões masculinos e femininos alternados. No segundo piso, as dez janelas correspondentes, assentadas sobre uma cornija marcapiano, estão decoradas com volutas e cartelas; no terceiro, as pequenas janelas estão envoltas por uma moldura simples. Acima de tudo está o beiral[1].

Vista da igreja de Santa Maria della Pace a partir da Via della Pace. O Palazzo Gambirasi está à esquerda.

As esquinas do palácio estão decoradas por rusticações com varandas no piso nobre. Na esquina da Via della Pace com a Via dell'Arco della Pace, bem em frente à igreja de Santa Maria della Pace, a fachada é diferente e apresenta entre duas cornijas marcapiano uma primeira ordem de janelas com outras, menores, quadradas e emolduradas, logo acima; acima delas, as pequenas janelas quadradas do piso mais alto. Uma placa com uma inscrição em latim relembra a proibição papal proclamada em 1646 de qualquer alteração arquitetural na praça[3].

Referências

  1. «Palazzo Gambirasi» (em italiano). Rome Tour
  2. «S. Maria della Pace» (em inglês). Rome Art Lover
  3. «Via della Pace» (em italiano). Roma Segreta
  4. «Palazzo Gambirasi» (em italiano). InfoRoma

Bibliografia

  • Carpaneto, Giorgio (1991). I palazzi di Roma (em italiano). Roma: Newton Compton
  • Delli, Sergio (1998). Le strade di Roma (em italiano). Roma: Newton Compton
  • Pietrangeli, Carlo (1974). Guide rionali di Roma, Rione V Ponte, parte terza (em italiano). Roma: [s.n.]
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.