Palazzo Giolitti

Palazzo Giolitti é um palácio eclético que ocupa um quarteirão inteiro delimitado pela Via Cavour (nº 71), onde fica a entrada principal, a Via Torino, a Via d'Azeglio e a Via Antonio Rosmini, no rione Castro Pretorio de Roma[1], com uma de suas esquinas de frente para a Piazza dell'Esquilino, onde está a basílica de Santa Maria Maggiore.

Nesta imagem da Piazza dell'Esquilino, o Palazzo Giolitti está bem no meio da foto, na esquina da Via Cavour com a Via Torino. Em primeiro plano, o Obelisco Esquilino.

História

Este palácio foi construído com base num projeto de Cesare Janz em 1888 e sua construção eliminou definitivamente o que restava do antigo Casino Felice, parte da antiga Villa Peretti, construído por Domenico Fontana para a villa do papa Sisto V entre 1585 e 1590. Seu nome é uma referência ao estadista piemontês Giovanni Giolitti, que ali viveu, a quem foi dedicada também a Via Giovanni Giolitti[2].

Referências

  1. «Palazzo Giolitti» (em italiano). InfoRoma
  2. «Palazzo Giolitti Via Cavour 71 (Roma)» (em italiano). Anna Zelli's Roma Guida Turistica
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.