Palazzo Giorgioli

Palazzo Giorgioli é um palácio eclético localizado no cruzamento da Via Cavour (nº 104) com a Via di Santa Maria Maggiore, no rione Monti de Roma[1].

Vista do palácio a partir da Via Cavour. À direita, a Via di Santa Maria Maggiore com a abside da basílica de Santa Maria Maggiore no fundo.

História

Este palácio foi construído entre 1883 e 1888 por Carlo Busiri Vici para Benedetto Giorgioli, um empreiteiro que já era proprietário dos imóveis que ficavam no local. O traçado da nova Via Cavour, aberta em 1880 após a Unificação da Itália (1870) como eixo de ligação entre a nova estação Roma Termini e os fóruns imperiais ensejou a construção de diversos edifícios ao longo de seu trajeto. O terreno por passa essa avenida era um vale bastante íngreme e desnivelado , o antigo vale de Suburra. A nova via tratou então de criar e manter um nível de descida regular entre o pico do monte Viminal, onde está a estação, e o vale onde estão os fóruns[2][3].

O Palazzo Giorgioli é um exemplo típico das construções que surgiram nesta época, seja do ponto de vista funcional — imóveis que abrigavam, desde a fundação, espaços comerciais no térreo e residências luxuosas nos pisos superiores — quanto estético, com uma fachada monumental com grandes colunas e rusticações em cimento na Via Cavour, a conservação da placa em memória do traçado da antiga Via Zonca, do século XVII, na esquina e absoluta modéstia da fachada da Via di Santa Maria Maggiore, que era a via histórica que levava até a antiga basílica de Santa Maria Maggiore e que foi partida em duas pela nova via[2][3].

Referências

  1. «Palazzo Giorgioli» (em italiano). InfoRoma
  2. «Palazzo Giorgioli» (em italiano). Rerum Novarum
  3. «Palazzo Giorgioli» (em dinamarquês). Annas Rom Guide
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.