Palazzo Nobili Vitelleschi

Palazzo Nobili Vitelleschi é um palácio localizado na esquina do Corso Vittorio Emanuele II com a Via di San Nicola dei Cesarini, no rione Pigna de Roma, de frente para o Largo di Torre Argentina[1].

Fachada na Via di San Nicola de' Cesarini.

História e descrição

Este belíssimo edifício foi construído no século XIX para os Nobili Vitelleschi, uma família criada no século XVII com o casamento de Virginia Vitelleschi, a última de sua família, oriunda de Città di Castello, com Girolamo Nobili, de Rieti, que, como condição para herdar as propriedades dela, prometeu conservar o sobrenome Vitelleschi. O palácio foi construído numa área onde antes ficava uma parte do vizinho Collegio Calasanzio, comprada pelos Nobili Vitelleschi e demolida.

A fachada se apresenta em três pisos além do térreo; o ático é do final do século XIX, assim como o grande terraço mais acima[2]. No térreo se abre um portal em arco com silhares decorado com o brasão da família, uma águia e dois bezesrros um de frente para o outro. Ele é flanqueado por pequenas janelas quadradas emolduradas e espaços comerciais, abertos já no século XX, algumas das quais conservando ainda as portas originais. No primeiro piso, as janelas são arquitravadas e as dos dois pisos seguintes, apenas emolduradas. O edifício tem ainda uma fachada muito menor no Corso Vittorio Emanuele II com as mesmas características[2].

Desde 1965. o edifício abriga a sede da Gran Loggia d'Italia degli Alam, uma das maiores lojas maçônicas da Itália[1].

Ver também

Referências

  1. «Palazzo Nobili Vitelleschi» (em italiano). InfoRoma
  2. «Via di S.Nicola de' Cesarini» (em italiano). Roma Segreta
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.