Palazzo Riario Della Rovere

Palazzo Riario Della Rovere ou Palazzo Della Rovere ai Santi Apostoli é um palácio renascentista localizado na Piazza dei Santi Apostoli, no rione Trevi de Roma[1].

 Nota: Para o palácio de mesmo nome na Via della Conciliazione, veja Palazzo Della Rovere.
Vista do palácio à esquerda. À direita, a Basílica dos Santos Apóstolos.

História

No canto da Piazza dei Santi Apostoli, na esquina com a Via dela Vaccaro e encostado na basílica dos Santi Apostoli, está o Palazzo Della Rovere, conhecido também, por ser o palácio conventual da basílica, como Palazzo dei Santi Apostoli. A base do edifício foi o palacete cardinalício construído em 1471 pelo sobrinho do papa Sisto IV Della Rovere, o cardeal Pietro Riario, cardeal titular da igreja. Quando ele morreu, em 1474, assumiu o cargo e a residência o seu primo, o cardeal Giuliano Della Rovere, que ali morou por muitos anos antes de se tornar papa com o nome de Júlio II. Em 1478, ele encarregou o arquiteto Giuliano da Sangallo de construir uma estrutura mais ampla, à esquerda da basílica, com uma bela torre no canto e janelas de mármore, em cujas arquitraves estão a inscrição "IUL. CAR. S.P. AD VINC.", uma lembrança da época na qual Della Rovere era o cardeal titular de San Pietro in Vincoli[2]. Seu formato lembra o do Palazzo Venezia, que fica próximo[3][4].

Vista de outra direção, com o palácio no fundo e a basílica no meio. À esquerda, uma parte do imenso Palazzo Colonna que está onde ficava o outro palacete Della Rovere nesta praça. Bem no fundo, à esquerda, está o Palazzo Muti (ou Balestra).

Mais tarde ele ordenou a construção de um outro palácio à direita da igreja, ligado ao primeiro através de um pórtico e de maneira que os dois palácios passaram a flanquear a basílica, emoldurando a fachada. A família do papa tinha boas relações com a família Colonna e quando uma de suas sobrinhas se casou com um dos membros dela, Júlio II doou-lhes o palácio da direita, que acabou sendo então demolido e incorporado ao imenso Palazzo Colonna[4]. No final do século XVI, o palacete remanescente foi adquirido pela Ordem dos Franciscanos e ainda hoje é a sede da Ordem dos Frades Menores Conventuais[4].

Descrição

O palacete à esquerda se abre num belo portal com colunas dóricas e pilastras mais atrás sustentando uma pequena varanda com uma balaustrada de ferro forjado através do qual se entra no edifício[2]. No interior estão dois elegantes pátios, o primeiro dos quais com um pórtico de colunas jônicas e lógias em dois dos lados e o segundo no formato de um claustro, também rodeado por colunas[3].

Referências

  1. «Palazzina Riario Della Rovere» (em italiano). InfoRoma
  2. «Piazza dei Santi Apostoli» (em italiano). Roma Segreta
  3. «Palazzo dei SS.Apostoli (Piazza dei Santissimi Apostoli)» (em inglês). Rome Tour
  4. «Palazzo Colonna» (em inglês). Rome Art Lover
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.