Palazzo Salomoni Alberteschi

Palazzo Salomoni Alberteschi ou Palazzo Paloni Salomoni Alberteschi é um palácio localizado entre os números 81 e 87 da Via dei Pettinari, no rione Regola de Roma[1].

Fachada do palácio na Via dei Pettinari.

História

Os Alberteschi foram uma poderosa família romana durante a Idade Média e suas torres fortificadas ficavam atrás da igreja de San Benedetto in Piscinula, numa vizinhança conhecida como Ripa Romea, onde viviam muitos judeus. Salomone era um nome bastante comum na família e acabou finalmente se tornando o nome de um de seus ramos[2].

O palácio original era uma estrutura menor, do século XV e pertencente à nobre família Paloni, que o vendeu no século seguinte aos Salomoni Alberteschi. Estes, presentes em Roma desde o século XII e com membros senadores e conservadores no Campidoglio, ampliaram o edifício reconstruindo-o completamente. O palácio atual se apresenta em dois pisos além do térreo, o primeiro com janelas emolduradas com arquitraves e o segundo com uma espécie de balaustrada metálica[3]. Coroando a fachada está um beiral decorado com cabeças de leão, nós de Salomão, um tradicional símbolo judaico[2] e elemento heráldico da família, e estrelas de oito pontas[3].

No piso térreo se abre em dois grandes portais, um deles decorado com cabeças de leão e nós de Salmão flanqueando a inscrição "D(OMUS) SALOMONIA ALBERTISCORUM" ("Casa dos Salomoni Alberteschi")[3].

Referências

  1. «Palazzo Paloni Salomoni Alberteschi» (em italiano). InfoRoma
  2. «Chiesa della SS. Trinità de' Pellegrini» (em inglês). Rome Art Lover
  3. «Via dei Pettinari» (em italiano). Roma Segreta
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.