Palazzo San Luigi

Palazzo San Luigi ou Palazzo di San Luigi dei Francesi, antigo Ospizio di San Luigi dei Francesi, é um palácio composto por vários edifícios de diferentes períodos[1]. O complexo é delimitado pela Via di Santa Giovanna d'Arco, onde está a entrada principal, pela Piazza di San Luigi dei Francesi, o Corso del Rinascimento e a Piazza Madama, no rione Sant'Eustachio de Roma[2].

Vista da igreja de San Luigi dei Francesi numa gravura de Giovanni Battista Falda (década de 1660). Ao lado está o antigo Ospizio di San Luigi, um dos palácios que compõem o complexo.

História

À direita da igreja de San Luigi dei Francesi está o Palazzo San Luigi, construído entre 1709 e 1716 com base num projeto de Matteo Sassi e Carlo Francesco Bizzaccheri para acolher a comunidade religiosa do Reino da França e aos peregrinos franceses sem recursos financeiros[3]. Ainda hoje o edifício abriga escritórios da comunidade francesa em Roma[1].

Descrição

Sua entrada principal fica na Via Santa Giovanna d'Arco e é marcada por um majestoso portal encimado por uma varanda com uma grande janela enquadrada por duas colunas jônicas e marcada por um tímpano arqueado no centro do qual está o brasão e a coroa real da França. Coroas e flores-de-lis francesas também decoram os tímpanos das demais janelas[3]. Antigamente havia uma pequena praça em frente (Piazza del Pinaco), o que permitia que ele fosse admirado com mais facilidade[1]. A fachada na Piazza Madama foi completamente transformada por Luca Carimini por ocasião das obras de reestruturação do edifício realizadas entre 1882 e 1888[3]. Em 1933, uma parte do palácio foi demolida para para permitir a abertura do Corso del Rinascimento[2].

A fachada nesta última via tem aberturas comerciais no piso térreo em arco rebaixado e mais dois pequenos portais, todos decorados com flores-de-lis. Um destes portais é marcado por uma inscrição de 1627 relativa ao pontificado do papa Urbano VIII e ao reino de Luís XIII e com um pequeno nicho logo acima: ali era a entrada do antigo Ospizio ("hospedaria"), construído, como revela a inscrição, pela "Congregação da Cúria de San Luigi" e restaurado por Girolamo de Cothereau e Tommaso Vibo.

No interior do palácio está um pequeno pátio em cujo pórtico está um busto de Cristo oriundo da demolida igreja de San Salvatore in Thermis e que, segundo a tradição, tem as feições de um filho de Vannozza Cattanei, a famosa amante do papa Alexandre VI Bórgia, provavelmente Cesare Borgia[3]. Ali também estão relevos e inscrições de outras igrejas francesas demolidas, como Santa Maria della Purificazione in Banchi e San Dionisio alle Quattro Fontane (San Dionigi Areopagita)[1], e do pátio interno de Sant'Ivo dei Bretoni[2].

Referências

  1. «S. Luigi della Nazione Francese» (em inglês). Rome Art Lover
  2. «Palazzo San Luigi» (em italiano). InfoRoma
  3. «Piazza di San Luigi dei Francesi» (em italiano). Roma Segreta
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.