Palazzo Santacroce a Sant'Angelo

Palazzo Santacroce, conhecido como Palazzo Santacroce a Sant'Angelo para diferenciá-lo do Palazzo Santacroce alla Regola, é um palácio renascentista localizado na esquina da Via in Publicolis com a Via di Santa Maria del Pianto, no rione Sant'Angelo de Roma[1].

A Torre dei Santacroce na esquina do palácio.
 Nota: Para o outro palácio de mesmo nome, veja Palazzo Santacroce alla Regola.

História

A família Santacroce estava presente em Roma desde o século XI, vivendo no rione Sant'Angelo desde o século seguinte. Com membros inquietos e briguentos, a família se viu envolvida de forma intensa e violenta nas guerras baronais na cidade, sobretudo contra a família Margani. O papa Sisto IV Della Rovere (1471-1484) acabou expulsando-os e determinou a demolição de suas residências. Com a eleição do papa seguinte, Inocêncio VIII, a família pôde voltar e foi logo depois, em 1501, que Antonio Santacroce encomendou a construção de um palacete sobre as ruínas das residências demolidas. Nos anos seguinte, os Santacroce conseguiram se reafirmar cada vez mais na sociedade romana, elegendo senadores e conservadores no Capitólio, mas sobretudo com quatro cardeais na corte papal, o primeiro dos quais Prospero Santacroce, a quem foi atribuído o mérito (ou demérito) de ter introduzido em Roma o uso do tabaco, que era chamado na época "erba santacroce"[2]. No final do século XV, a família adquiriu o feudo de Vejano[3].

Fachada na Via di Santa Maria del Pianto.

O palácio foi construído, segundo o costume da época, com uma bela e agressiva torre na esquina, conhecida hoje como Torre Santacroce, que apresenta no piso térreo um revestimento rusticado em "ponta de diamante" que lembra o Palazzo dei Diamanti em Ferrara e é única em Roma[3]. O resto do edifício, por outro lado, é revestido com lajes simples de travertino. A agressividade da torre foi mitigada depois que uma elevação foi construída no alto no século XVII e que diminuiu a predominância da torre sobre o resto do edifício. Sobre o portal principal e sobre as janelas ainda hoje estão inscrições comemorando o refundador da casa, "ANTONIUS DE SANCTACRUCE [FECIT]"[2].

Muitos membros da família estão enterrados na vizinha igreja de Santa Maria in Publicolis[3].

Referências

  1. «Palazzo Santacroce a Sant'Angelo» (em italiano). InfoRoma
  2. «Via in Publicolis» (em italiano). Roma Segreta
  3. «Chiesa di S. Carlo ai Catinari» (em inglês). Rome Art Lover
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.