Palazzo Tanari

Palazzo Tanari é um palácio maneirista localizado no número 19/21 da Via della Vetrina, no rione Ponte de Roma, uma estreita viela em formato curvo que determinou a sua curiosa fachada[1].

Vista do palácio na Via della Vetrina. No alto, o famoso belvedere logiado.

História

Muitas vielas estreitas existem perto da Piazza del Fico e são conhecidas apenas pelos que nelas vivem. Por conta disto, elas mantêm intactos muitos edifícios dos séculos XVI e XVII[2]. Um deles, o Palazzo Tanari, foi construído no século XVII para o cardeal Sebastiano Antonio Tanara (1650-1724), um provável candidato ao papado em 1724 que ficou muito doente durante o conclave, que acabou elegendo o papa Bento XIII; ele foi levado às pressas para sua casa e morreu horas depois[2]. A família Tanara, aparentada dos Orsini, era originária de Treviso e estava presente em Roma desde o século anterior; dela saíram muitos cardeais e conservadores no Capitólio entre o final do século XVII e a metade do século XVIII[3].

O grande número de janelas visível na fachada indica que o edifício foi rapidamente dividido em pequenos apartamentos para aluguel[2].

Descrição

O edifício se apresenta em três pisos e mais dois mezzaninos num projeto muito original que segue o traçado curvo da estreita via e termina no alto com um belvedere[3] em formato de lógia a partir do qual se têm uma bela vista de Roma[2].

As janelas estão posicionadas sobre cornijas marcapiano e contam apenas com uma moldura simples. É notável uma placa colocada entre duas janelas do piso nobre, bem acima da cornija, cuja inscrição recorda que esta é um "CASAMENTO DI LUIGI ROSSINI LIBERO DA OGNI PESO E CANONE N° IV". Não se sabe com certeza se a inscrição se refere ao fato do artista ravenense Luigi Rossini, que com grande habilidade imortalizou tantos lugares em Roma em suas gravuras, ter vivido neste edifício ou se ele o adquiriu como investimento no século XIX[4]. Pode-se, porém, afirmar que o canto direito do edifício, rusticado do piso térreo até a cornija do primeiro piso, é de tal forma atípico em relação ao resto do edifício que se pode supor que seria parte de um edifício preexistente[3].

Referências

  1. «Palazzo Tanari» (em italiano). InfoRoma
  2. «Chiesa di S. Tommaso in Parione» (em inglês). Rome Art Lover
  3. «Via della Vetrina» (em italiano). Roma Segreta
  4. «Palazzo Tanari» (em inglês). RomeTour
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.