Palazzo Centini Toni

Palazzo Centini Toni é um palacete localizado na Via Capo le Case (nº 3), no rione Colonna de Roma. É conhecido também como Casa dei Pupazzi ou Palazzo dei Pupazzi por causa de suas curiosas cariátides no piso nobre[1].

Fachada do palácio.

A Casa Crivelli, no rione Ponte, também é conhecida como Casa dei Pupazzi.

História

Inicialmente uma propriedade do arquiteto Tommaso Mattei, o edifício foi adquirido pelo cardeal Felice Centini, que encomendou uma reforma a Giuseppe Francesco Rosa entre 1722 e 1742[2]. Em 1798, o palácio foi vendido à família Toni, que, em 1886, o restauraram novamente, como indica uma placa afixada ao lado do portal de entrada. Neste período, o pintor Massimo D'Azeglio estabeleceu seu estúdio num dos apartamentos do palácio[3].

Descrição

O palácio tem três pisos com cinco janelas em cada um e um mezzanino acima do piso térreo, no qual se abre um elegante portal flanqueado por uma porta de garagem e três pequenas portas com três janelas ovais emolduradas e decoradas. Todas as janelas são decoradas em estuque; no piso nobre são cópias de cariátides que sustentam tímpanos quebrados com volutas, com conchas e cabeças femininas no centro[3].

Referências

  1. «Monastero e Chiesa di San Giuseppe» (em inglês). Rome Art Lover
  2. «Palazzo Centini Toni» (em italiano). InfoRoma
  3. «Via Capo le Case» (em italiano). Roma Segreta. 25 de abril de 2013

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.