Palazzo delle Assicurazioni Generali (Roma)

Palazzo delle Assicurazioni Generali é um palácio neorrenascentista localizado na lateral leste da Piazza Venezia, no rione Trevi de Roma, bem em frente ao Palazzo Venezia, muito mais antigo e no qual foi baseado[1]. Seu nome é uma referência à Assicurazioni Generali di Venezia, uma companhia de seguros sediada em Veneza.

 Nota: Não confundir com o Palazzo delle Assicurazioni Generali de Florença.
Vista do palácio a partir da Piazza Venezia.

História

Vista da Piazza Venezia a partir do Vittoriano destacando a grandiosidade pretendida pelos planejadores urbanos com a construção do Palazzo delle Assicurazioni Generali de frente para o seu similar muito mais antigo, o Palazzo Venezia (à direita). No fundo, o início da Via del Corso, que liga a nova praça à Piazza del Popolo.

Este palácio foi construído entre 1906 e 1911 onde ficavam antigamente o Palazzo Bolognetti-Torlonia e o Palazzo Nepoti[2], demolidos em 1900, com base num projeto dos arquitetos Arturo Pazzi, Alberto Manassei e Guido Cirilli durante as obras de reestruturação da Piazza Venezia[3]. Ele repete as características fundamentais do Palazzo Venezia, diretamente em frente, incluindo sua torre quadrada. Contudo, a fachada é caracterizada por uma arcada no piso térreo encimada por uma cornija marcapiano pintada em chiaroscuro, por uma longa série de janelas bíforas românicas com pequenas janelas acima e pelo leão de São Marcos, original do século XVI e proveniente de um bastião na muralha de Pádua. O espaço atualmente ocupado por um banco, na esquina com a Via Cesare Battisti, abrigou por um tempo o famoso Caffè Faraglia, que tinha entre seus clientes Gabriele D'Annunzio. Infelizmente, a vigilância excessiva e as buscas frequentes a que o estabelecimento foi submetido depois que Benito Mussolini se estabeleceu no Palazzo Venezia fizeram com que ele fosse fechado em 1933[4].

A construção deste palácio está ligada à decisão de construir o Vittoriano na encosta do monte Capitolino. A destruição da antiga praça papal e dos edifícios que ficavam ali tinham por objetivo criar um novo centro político para o recém-criado Reino da Itália. O aspecto atual da Piazza Venezia reflete, por isso, uma ideologia que prezava a grandiosidade e que aspirava criar o mito de uma "Terceira Roma" sobre as ruínas da cidade imperial e da capital dos Estados Papais[2].

Do lado direito do palácio está uma placa comemorativa que relembra uma desaparecida Via Macel dei Corvi, onde ficava uma casa de Michelângelo, na qual ele trabalhou e viveu[2].

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.