Palazzo Pichi Manfroni Lovatti

Palazzo Pichi Manfroni Lovatti ou Palazzo di Girolamo Pichi é um palácio localizado num quarteirão delimitado pelo Corso Vittorio Emanuele II, a Via del Paradiso e a Via de' Bovari, no rione Parione de Roma[1], quase em frente ao Palazzo Massimo alle Colonne.

Nesta imagem do Corso Vittorio Emanuele II, o Palazzo Pichi Manfroni Lovatti é o da esquerda. Bem em frente está o Palazzo Massimo alle Colonne. Esta fachada é moderna e foi construída em 1881 durante as obras de abertura da via.

História

Este palácio é uma cópia fiel do edifício construído por Girolamo Pichi, mestre das estradas, demolido em 1881 para permitir a abertura do Corso Vittorio Emanuele II. O palácio original foi construído em 1460 com base num projeto de Leon Battista Alberti entre a antiga Strada Papale, a Via del Paradiso e o Vicolo de' Bovari. Por ocasião, das obras de reconstrução, o edifício foi recuado cerca de dezesseis metros e ganhou novos pisos, além de uma nova fachada, obra do engenheiro Ciriaco Salvatori. As fachadas do Vicolo de' Bovari e da Via del Paradiso foram preservadas, com janelas em cujas arquitraves ainda estão a inscrição "HIERONYMUS PICUS"[2].

Também foi preservado o portal do século XVI com o brasão dos Pichi localizado atualmente na base da escadaria, no interior do novo edifício.

No século XVII, o palácio passou aos Manfroni, que ainda eram proprietários em 1748 segundo o mapa de Nolli. Depois de passar pelas mãos dos os marqueses Paleotti, o edifício foi adquirido por volta de 1835 por Matteo Lovatti (1769-1849) e vendido para a Banca Romana cerca de quarenta anos depois, período no qual ocorreram as obras de reconstrução. Depois o edifício passou para os Maggiorani e os Cecchini[2][3].

Descrição

O grande portal, que se abre para uma entrada de alta qualidade, tem um impacto considerável. Agradável em sua rigidez, a simetria da fachada é pontuada por janelas curvas e arquitravadas. A entrada é caracterizada pelo teto abobadado com afrescos. O ático é caracterizado por uma sala de estar dupla, embelezada com um teto em caixotões e por uma antiga lareira de pedra. A sala de estar continua com a sala de jantar e a grande cozinha adjacente, enquanto a área de dormir é composta por quatro quartos com varandas que oferecem uma vista pitoresca sobre os telhados do centro histórico. Completam o palácio três banheiros em mármore fino[4].

O terraço acima é muito agradável, ligado ao ático por uma escada interna. A partir dele se pode admirar uma vista magnífica do centro histórico de Roma. A vista se estende desde a magnífica cúpula de Sant'Andrea della Valle, em primeiro plano, até a Torre del Quirinale e a cúpula do Panteão, um pouco além[4].

Referências

  1. «Palazzo di Girolamo Pichi» (em italiano). InfoRoma
  2. «Corso Vittorio Emanuele II» (em italiano). Roma Segreta
  3. «Palazzo Massimi alle Colonne» (em inglês). Rome Art Lover
  4. «Palazzo Manfroni-Lovatti» (em italiano). Lovatti.eu
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.