Parati-barbudo

Polydactylus oligodon,[1] popularmente conhecido no Brasil como Parati-barbudo ou parati-gato[1] é um peixe da classe Actinopterygii, da ordem dos Perciformes, da família Polynemidae.

A “barba” dos paratis", praticamente é inexistente nos espécimes encontrados na região litorânea de Araruama, desde a década de 1990, devido à poluição de sua lagoa, bastante usada como habitat e local para a desova, que caracterizou a mesma como lagoa ou praia do Parati Barbudo.

A curiosidade fica por conta daqueles fios localizados debaixo da boca, justificando a “barba” ou “bigode” do peixe. Essas extensões garantem alta sensibilidade tátil e química ao peixe, ajudando-o na busca por comida nos canais de praia.

Ultrapassando os 38 centímetros e com bom peso, o que não é comum para a espécie,já rara na localidade.

Referências

  1. sítio guiadapescaria.com.br (n.d.). «Pescando Parati». Consultado em 12 de Novembro de 2012. Arquivado do original em 29 de dezembro de 2012
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.