Parque Municipal de Ilha de Mosqueiro

O Parque Municipal da Ilha do Mosqueiro é uma área de proteção ambiental no muncípio de Belém, 67 km a norte da cidade. Ocupa uma área de 190 hectares, dos quais 155 de áreas alagadas e 35 de terra firme.

A Ilha do Mosqueiro fica entre 01º03’ e 01º 05’ de latitude Sul e entre 48º29’ e 48º18’ de longitude Oeste. É limitada pelos igarapés Tamanduá e Cajueiro e pelo Rio Murubira[1]. O parque, criado pela Lei 1.401, de 1988, engloba ainda as ilhas do Cotovelo, Terra Alta e Carará[2].

Abriga ecossistemas de mata de terra firme, várzea e manguezais. A fauna apresenta espécies como a preguiça comum, o macaco sagüi, a paca, o urubu-de-cabeça-vermelha, o pica-pau, a cobra cipó, a sucuri, a jararaca, a pescada branca, o camarão e a piranha. Entre as espécies vegetais destacam-se a seringueira, a andiroba, as palmeiras, o cupuaçu, o ingá, e outros representantes da floresta amazônica.

Referências

  1. MENEZES, Lucia Beckmann C. et. al. Parques urbanos de Belém (PA): situação atual e problemáticas sócio-ambientais Arquivado em 3 de março de 2016, no Wayback Machine.. Revista Eletrônica das Faculdades Integradas Ipiranga
  2. Parque Municipal da Ilha do Mosqueiro. Prefeitura de Belém

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.